Josete Sales toma posse como reitora Pro Tempore da Uece

25 de maio de 2020 - 19:01 #

A cerimônia virtual foi marcada por homenagens ao ex-reitor Jackson Sampaio, que deixa o cargo depois de oito anos de gestão

A professora Josete de Oliveira Castelo Branco Sales tomou posse na tarde desta segunda-feira (25/05) como reitora pro tempore da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A cerimônia virtual de transmissão de cargo foi presidida pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e contou com a participação de ex-reitores, dos reitores do IFCE, Vírgilio Araipe, e da Urca, Lima Júnior, da vice-reitora da Unilab, Cláudia Ramos, professores, diretores de curso e estudantes da Uece.

A docente foi nomeada pelo governador Camilo Santana no dia 23 de maio para promover o processo de consulta e escolha de reitor e vice-reitor, que foi suspenso, assim como todas as atividades presenciais da instituição, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

“Acredito no poder do diálogo e do consenso”, disse a reitora Josete, primeira mulher a assumir esse cargo na Universidade Estadual do Ceará. Josete é vinculada aos movimentos da educação, defende a educação pública de qualidade do infantil a universidade, e sempre trabalhou articulando a docência com a gestão pública.

A solenidade foi marcada por homenagens ao professor Jackson Sampaio, que esteve à frente da Uece por oito anos. “Jackson foi um dos maiores reitores dessa universidade, administrando a instituição com muita habilidade e maestria, ao lado do professor Hidelbrando Santos”, afirmou o secretário Inácio, destacando o crescimento da Uece, durante a sua gestão.

Inácio desejou, em seu nome e do governador Camilo Santana, muito sucesso para a nova reitora, ressaltou a grandeza da função que a professora Josete está assumindo e a importância da universidade para o Estado do Ceará em todas as suas áreas de atuação.

O ex-vice-reitor Hidelbrando dos Santos presidiu a transmissão do cargo, agradecendo ao governador Camilo Santana pela relação respeitosa que manteve com a universidade durante toda a gestão. Agradeceu também ao secretário Inácio Arruda, que foi um parceiro nas horas de dificuldades e também nos momentos de celebrar as conquistas. “Estamos hoje em uma universidade mais democrática, mais inclusiva, com maior credibilidade”, afirmou, desejando muito sucesso para a reitora Josete, “que assume o cargo em um momento tão difícil”.

A solenidade foi encerrada com a apresentação do flautista e diretor do curso de Música da Uece, Heriberto Porto. “A cultura foi outro setor muito atingindo nessa crise. Por isso é com arte e com música que vamos homenagear a reitora Josete”, disse o secretario.