Startups do Corredores Digitais são aprovadas na primeira Fase do Centelha

12 de fevereiro de 2020 - 14:16 # #

No Ceará o programa é executado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap)

Vinte e quatro startups apoiadas pela SECITECE ( Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará), através do programa Corredores Digitais, foram aprovadas na primeira Fase do Centelha, programa que estimula a criação de empreendimentos inovadores e dissemina a cultura empreendedora no Ceará.

As equipes que passarem por todo o cronograma do Centelha, que prevê ainda avaliações, interposições de recursos, serão contratadas para a fase de acompanhamento das startups. O programa oferece capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

“Para nós do programa Corredores Digitais, o Centelha funciona como uma grande parceiro na realização dos sonhos destes jovens empreendedores, muitos dos quais iniciaram sem uma ideia concreta do que queriam realizar, mas que hoje já têm toda uma bagagem de informação sobre diversas áreas (empreendedorismo, tecnologia, mercado) e estão prontos para uma nova etapa rumo à transformação da sociedade por meio dos seus negócios inovadores”, avalia Gabriela Purcaru, coordenadora de empreendedorismo e inovação da Secitece.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI e, no Ceará, é executada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Até o momento, o programa Centelha contabiliza 1.353 participantes cadastrados, 397 ideias inovadoras iniciadas, 856 ideias inovadoras submetidas, 2.480 participantes nas equipes.

Confira quais startups foram aprovadas:

Hydros – Acaraú – Tração
Sustendigi – Crateús – Fase 2
Sistema IOT para Controle, Automação e Monitoramento de Aviários – Crato – Tração
Azumuth Solar – Fortaleza – Tração
Arqué – Fortaleza – Fase 2
Educaland – Fortaleza – Tração
Grupo Psique – Fortaleza – Fase 1
InovaEdu – Fortaleza – Tração
Plataforma Pediu – Fortaleza – Fase 2
Robótica Sustentável – Fortaleza – Tração
Sol Biotech – Fortaleza – Fase 2
Appetmad – Juazeiro – Fase 1
Smartcar – Juazeiro – Fase 1
Apphei – Nova Olinda – Tração
Bilingua – Quixadá – Fase 2
Heartpal – Quixadá – Fase 2
Sitiá – Quixadá – Tração
Polimians – Quixadá – Fase 1
Agrosoft – Quixadá – Fase 2
Coo – Russas – 2
Clube das Ciências – Santa Quitéria – 1
Smart Capacetes – Sobral – Tração
Smart Health – Sobral – Tração
Sistema Automatizado de Soldagem MIG/MAG (GMAW) de Baixo Custo – Tabuleiro do Norte – Tração