Centec oferece 620 horas de consultoria gratuita para empresas incubadas

3 de fevereiro de 2020 - 16:49


O Centec é uma instituição vinculada à Secitece

A Incubadora tecnológica do Centec (Intece) ofereceu, em 2019, um total de 620 horas de consultoria gratuita e individualizada para 15 empreendimentos inovadores selecionados por meio de edital para serem apoiados pela instituição. As empresas atuam em diversos segmentos do mercado nas cidades de Brejo Santo, Crato, Fortaleza, Horizonte, Ipu, Juazeiro, Quixadá, Quixeramobim e Santa Quitéria. As consultorias abrangeram as áreas de: gestão, marketing, finanças, gestão, mercado, contabilidade, programação, tabulação, comércio exterior, pedagogia, registro de patente, projetos, rotulagem e desenvolvimento de aplicativos.

As ações fazem parte do projeto #PartiuEmpreender que, com o apoio da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), deseja criar uma cultura empreendedora no Ceará por meio de palestras, oficinas e treinamentos. A Connection, uma empresa de Fortaleza que criou um aplicativo de gerenciamento de negócio e engajamento, recebeu apoio nas áreas de gestão, mercado, projeto e finanças. Segundo um dos sócios, André Guilherme, as consultorias foram extremamente relevantes para o desenvolvimento do negócio.

“Tivemos consultoria em praticamente todas as áreas vitais. Foram vários encontros com profissionais com muita experiência de mercado. Em todos os pontos analisados, recebemos vários insights que nos ajudaram a amadurecer o nosso produto. Esse suporte é muito importante para uma startup em desenvolvimento, para receber uma visão de fora e maximizar os nossos resultados”, comemora André.

O diretor de Extensão Tecnológica e Inovação (DETI) do Centec, Hermínio Lima, ressalta que o projeto #PartiuEmpreender “pode ser considerado um marco histórico no desenvolvimento de ações do Centec em 2018 e 2019, que através de atividades integradas, organização, excelente capacidade técnica e gerencial disponibilizadas, interiorizou a difusão e a qualificação profissional do empreendedorismo e da inovação tecnológica”, explica.

Em 2020, a Intece promoverá um novo momento do #PartiuEmpreender. Na primeira fase, as empresas incubadas participarão de 240 horas de palestras e oficinas em seis temas relacionados ao empreendedorismo e à inovação; e na segunda, serão ofertadas 1.200 horas de novos treinamentos nos eixos de gestão, mercado, finanças, tecnologia e desenvolvimento do empreendedor. Estas ações acontecerão em nove Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) do Centec nas cidades de São Benedito, Jucás, Fortim, Santa Quitéria, Iguatu, Fortaleza, Beberibe, Maranguape, Brejo Santo e no Centro Vocacional Técnico (CVTEC) em São Gonçalo do Amarante. Espera-se ainda que um novo edital para seleção de empresas incubadas seja lançado ao final deste ano.

A coordenadora da Intece, Sueli Vasconcelos, ressalta que “as consultorias ofertadas são de extrema importância para o desenvolvimento complementar dos empreendedores nas diversas áreas necessárias ao desenvolvimento de um negócio. Então, a contratação de um especialista em consultoria empresarial atenta para fatores que não estão sendo levados em consideração por essas empresas incubadas. Com isso, os empreendedores conseguem tomar decisões melhor embasadas, apoiadas em dados concretos sobre suas necessidades especificas”, explica.

Conheça mais sobre a Intece e as 15 empresas incubadas em www.centec.org.br/intece.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Centec