Novos designers gráficos são certificados pela Universidade do Trabalho Digital

27 de janeiro de 2020 - 16:54

O trabalho de conclusão do curso envolveu a criação de nova identidade visual para a Fundação Silvestre Gomes e o bloco carnavalesco “Doido é Tu”

Quarenta novos designers gráficos serão certificados até o final deste mês pela Universidade do Trabalho Digital. Os profissionais, habilitados para criar/desenvolver peças de comunicação visual, foram desafiados em seu trabalho de conclusão de curso a fazerem o redesenho da identidade visual de duas importantes iniciativas promovidas em Fortaleza. O resultado do desafio foi apresentado na última sexta-feira (24/1), na sede da UTD.

Um dos trabalhos envolveu o desenvolvimento da nova logomarca da Fundação Silvestre Gomes, que promove ações educativas, sociais, esportivas e culturais em diversos bairros da capital cearense. Já o outro projeto trabalhou a comunicação visual do bloco de carnaval “Doido é Tu”, formado por pessoas atendidas pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e que conta com a participação de amigos, familiares, profissionais de saúde e moradores do bairro Rodolfo Teófilo. A iniciativa, coordenada pela Fundação Silvestre Gomes, reflete o importante caminho da humanização no tratamento psiquiátrico.

Estudantes da turma da manhã do curso de Design Gráfico apresentaram seus trabalhos de conclusão com o redesenho da identidade visual da Fundação Silvestre Gomes

Para a presidente da Fundação Silvestre Gomes, Érica Castro, a parceria com a UTD foi riquíssima. “Fui convidada a assistir às apresentações e gostei muito dos trabalhos. Porém, mais do que ter uma nova identidade visual para a fundação e para o bloco ‘Doido é Tu’, essa parceria nos proporcionou a oportunidade de ‘plantar a semente’ do trabalho social e reforçar sua importância para a mudança de vida de outras pessoas”, destaca Érica, que também é ex-aluna da UTD.
A presidente da Fundação Silvestre Gomes, Érica Castro (de amarelo), acompanhada de participantes do bloco “Doido é Tu”, que desfila anualmente no Carnaval de Fortaleza.

Estudantes da turma da tarde do curso de Design Gráfico apresentaram seus trabalhos de conclusão, com o redesenho da identidade visual do bloco “Doido é Tu”

Valorização das ações governamentais

A estudante Samara Sousa, de 19 anos, afirmou ter tido, no passado, uma espécie de “preconceito” em relação à UTD. “Por ser um curso gratuito e ofertado pelo governo, tinha em mente que não seria tão bom. Porém,  me surpreendi, pois a qualidade da UTD é tão boa que já estou no terceiro curso. A estrutura e os professores são ótimos, além de toda a experiência que conseguimos adquirir mesmo em sala de aula. São cursos importantes e bastante atuais”.

A estudante Samara Sousa já está no terceiro curso da UTD

Como faço para cursar Design Gráfico na UTD?

O candidato que deseja cursar Design Gráfico na UTD precisa passar, antes, por um teste de nível. A prova avalia se o candidato tem conhecimento geral em informática para acompanhar o curso. Saber navegar na internet e utilizar o sistema operacional, além de ter curiosidade aguçada, são requisitos básicos para quem quer ser aluno.

A professora Jailane Oliveira é quem ministra as aulas do curso de Design Gráfico na UTD

No curso os alunos aprendem a construir layouts, produzir peças visuais e utilizar as cores e a tipografia ideiais. Também entendem o conceito de “branding”, “lovemarca” e conhecem cases de marcas importantes. Ministra as aulas do curso de Design Gráfico na UTD a professora Jailane Oliveira.

A UTD é uma iniciativa do Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), em parceria com o Instituto Centec.

(85) 3454-1257 | 3454-1969