Ciência Itinerante estaciona em Icapuí nesta quarta-feira (22/1): veja os registros

22 de janeiro de 2020 - 15:20

O projeto integra a programação de aniversário do município e fica na cidade até às 17h

O ônibus-laboratório do projeto Ciência Itinerante estacionou na Praça Chico Bagre, em Icapuí/CE, para mais uma expedição científica voltada para estudantes do ensino fundamental e médio. Com experimentos nas áreas de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Tecnologia da Informação, os alunos estão tendo a oportunidade de ver na prática o que estudam em sala de aula. A atividade é realizada em parceria com a Prefeitura de Icapuí.

O Ciência Itinerante integra a programação de aniversário do município e fica na cidade até às 17h desta quarta-feira (22). Alunos das seguintes escolas estão visitando o ônibus: EEF Francisco Ezequiel da Costa, EEF Horizonte da Cidadania, EEF Joana Marques Bezerra, EEF Raimunda Lacerda Damião, EEF Professora Mizinha, EEF Carlota Tavares de Holanda e EEF Maria Edilce Barbosa.

A professora Raquel, da rede municipal de ensino, elogia a iniciativa. “Com o projeto, nossos alunos têm a oportunidade de vivenciar assuntos como energias renováveis e robótica, aprendendo lições como a de reaproveitar a água, tudo na prática! Eles veem muita teoria na sala de aula, mas temos um pouco de dificuldade de mostrar os ensinamentos na prática, então o Ciência Itinerante vêm para suprir isso”.

Sobre o Ciência Itinerante

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), realiza o projeto Ciência Itinerante. A iniciativa é uma das estratégias da Secitece para a popularização da Ciência e Tecnologia e percorre municípios das 14 macrorregiões cearenses demonstrando experimentos científicos nas mais diversas áreas do conhecimento.

Uma equipe composta por monitores nas áreas de Física, Química, Biologia, Tecnologia da Informação, Geografia, Robótica e Energias Renováveis visita espaços públicos, escolas e demais instituições interessadas, fazendo demonstrações de experimentos científicos, aliando o conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando a gosto pela ciência nos estudantes.

O projeto é dotado de um ônibus-laboratório especialmente projetado e climatizado para a realização dos experimentos e para o transporte dos equipamentos e dos monitores às cidades visitadas. As apresentações ocorrem para grupos de 20 pessoas no interior do veículo.