30 anos do Cine Ceará

22 de janeiro de 2020 - 11:13

Wolney Oliveira apresenta projeto do trigéssimo aniversário do festival ao secretário Inácio Arruda

O diretor e realizador do Festival Cine Ceará, Wolney Oliveira, esteve na manhã desta terça-feira (21/01), com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda. Acompanhado da presidente da Câmara Setorial de Audiovisual, Suzana Costa, Wolney entregou ao secretário da Secitece, o projeto de 30 anos do Cine Ceará, que este ano acontecerá no mês de setembro.

O Cine Ceará-Festival Iberoamericano de Cinema surgiu como “Festival Vídeo Mostra Fortaleza” no ano de 1991 organizado pelos cearenses Eusélio Oliveira e Francis Vale. Acontece anualmente em Fortaleza e desde o ano 2006 sua mostra competitiva internacional abre espaço para filmes do universo iberoamericano Brasil, América Latina, Espanha e Portugal. Conta também com uma mostra competitiva de curtas-metragens nacionais e um conjunto de mostras e eventos paralelos envolvendo cinema, dirigidos aos mais variados públicos.

O festival premia, com o Troféu Mucuripe, as diversas categorias da Mostra Competitiva Iberoamericana de longas-metragens: melhor filme iberoamericano, melhor direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator e atriz. Na Mostra Brasileira de Curtas-metragens recebem o Troféu Mucuripe o melhor curta, melhor direção, fotografia, edição, roteiro, som, direção de arte, ator e atriz. Já o troféu Eusélio Oliveria é outorga a personalidades do cinema e da cultura.