2020: ano do centenário de Celso Furtado

3 de janeiro de 2020 - 15:42 #

Economista e pensador brasileiro, Celso Furtado foi o idealizador do projeto de desenvolvimento, que deu origem a Sudene

O secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, recebeu o presidente do Instituto Nordeste XXI (Instituto de Difusão Social do Conhecimento), Gaudino Girão, e o consultor do Instituto, jornalista Francisco Bezerra. O objetivo foi conversar sobre as comemorações do centenário do economista e pensador brasileiro Celso Furtado, que acontecerão nesse primeiro semestre de 2020.

Celso Furtado, o responsável pela criação de muitas das políticas econômicas arquitetadas no Brasil nas últimas décadas, nasceu em 20 de julho de 1920, em Pombal, na Paraíba. Entre muitas de suas obras, é o autor do estudo “Uma política de desenvolvimento para o Nordeste”, que deu origem a criação, em 1959, da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), no governo Juscelino Kubitschek.

As comemorações do centenário de Celso Furtado, que em 1946, ganha o prêmio Franklin D. Roosevelt, do Instituto Brasil-Estados Unidos, com o ensaio “Trajetória da democracia na América”, deverão trazer à Fortaleza nomes da economia nacional e internacional, para homenagear esse grande brasileiro e discutir um projeto para o Brasil. Para o secretário Inácio Arruda, o nosso problema é nacional. Não existe combate a pobreza se não tivermos um projeto de País.