Reunião do Conselho Superior da Funcap avalia ações de 2019

18 de dezembro de 2019 - 07:38 # # #

Durante a reunião foi ressaltada a importância do programa Cientista Chefe, que vem tendo repercussão nacional

O Conselho Superior da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, esteve reunido na manhã desta terça-feira (17/12). O objetivo foi avaliar as ações em prol da ciência e da inovação realizadas em 2019, além de definir metas para o próximo ano. O Conselho, presidido pelo secretário da Secitece, Inácio Arruda, é formado por representantes de universidades cearenses e de vários órgãos do governo do Estado.

Durante a reunião foram apresentados os investimentos nos principais programas da fundação, como as bolsas de mestrado, doutorado e iniciação científica e os editais como Inovafit (fomento à inovação) e BPI (estímulo à interiorização da ciência).

O secretário Inácio Arruda destacou que, apesar das dificuldades enfrentadas com a queda dos investimentos do Governo Federal para o Ceará, o ano de 2019 teve um saldo positivo graças aos esforços da administração estadual. “O programa Cientista Chefe é um exemplo que teve repercussão nacional”, lembrou Inácio, ressaltando que hoje, os pesquisadores das nossas universidades estão trabalhando dentro das secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado, procurando responder a problemas objetivos do setor público e com isso melhorar os serviços prestados à população.

Política de Estado

Ainda sobre o Cientista Chefe, o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, falou sobre a consolidação do programa, informando que está sendo elaborado uma lei, por decisão do governador Camilo Santana, para transformar o Cientista Chefe em uma política de estado. A minuta foi apresentada aos membros do conselho para receber sugestões e contribuições. A expectativa é de que a lei entre em vigor em 2020.

De acordo com o diretor científico da Funcap, Luiz Drude, um dos principais desafios para o próximo ano será garantir o apoio, através de bolsas, aos programas de mestrado e doutorado que ainda estão em fase de consolidação (notas 3 e 4), que não vão contar com suporte por parte do Governo Federal (bolsas da Capes e do CNPq). Ele informou que só no interior do Estado, atualmente, são 26 mestrados e três doutorados com essas notas.

Também no esforço para aumentar a interiorização da atividade científica, o professor Luiz Drude afirmou a necessidade de lançamento de um novo edital BPI, principal ação da Funcap para apoiar as pesquisas nas instituições que ficam localizadas fora da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Na área de inovação, o diretor Jorge Soares apresentou números dos investimentos nos últimos 10 anos. Foram R$ 60 milhões aplicados anualmente em projetos que beneficiaram 300 empresas, em todo o período, com recursos para o desenvolvimento de produtos e soluções direcionados ao mercado cearense. “Atualmente o Governo do Estado, através da Funcap, é o maior investidor em inovação do Ceará”, destacou Tarcisio Pequeno.

A Funcap lançou, em 2019, três editais de apoio à inovação: o Conecta, para o desenvolvimento de projetos para atender demandas de grandes empresas (na edição deste ano, uma parceria com a Companhia de Gás do Ceará – Cegás), o Inovafit, de investimentos em projetos de pequenas e médias empresas inovadoras, e o Centelha – este último em parceria com a Finep para financiar pessoas físicas e pequenas empresas. O Centelha, cujas inscrições se encerraram no último dia 13, teve 856 projetos inscritos para concorrer a 28 vagas disponibilizadas para financiamento.