Projeto Clusters Econômicos de Inovação: mais oportunidades para as regiões de planejamento do Ceará

17 de dezembro de 2019 - 13:39

O Projeto Clusters Econômicos de Inovação iniciou em uma ação conjunta entre SEDET, SECITECE e FUNCAP e logo buscou incluir o ecossistema de inovação do estado. Este projeto atua na articulação e integração da iniciativa privada, academia, Sistema S e instituições de fomento, com o intuito de gerar oportunidades nas regiões de planejamento do estado do Ceará, por meio da inserção de inovações aos respectivos clusters econômicos de maior potencial e cuja formação de ensino superior e profissionalizante tenham maior oferta na região.

O projeto visa elevar a competitividade das regiões pelo incremento de produtividade das atividades de maior potencial, criar uma nova economia baseada em empreendimentos inovadores da região, aumentar a riqueza da região com melhor distribuição de renda e a do estado com melhor distribuição entre as regiões. Em 2019, o projeto iniciou com cinco das 14 regiões de Planejamento do Ceará, enquanto as outras regiões serão trabalhadas no segundo ciclo, que se inicia em 2020. As regiões de planejamento estão representadas no mapa abaixo:

As cinco regiões de planejamento para o primeiro ciclo são: Grande Fortaleza, Cariri, Sertão de Sobral, Vale do Jaguaribe e Sertão Central. Pela heterogeneidade nas atividades econômicas e pela alta densidade populacional, Grande Fortaleza foi dividida em três sub-regiões:

Tabela 1: Sub-regiões de Grande Fortaleza

Os clusters foram priorizados em cada região conforme indicadores descritos na tabela 2. Além disso, foi considerado o potencial de cada região em tornar-se referência em determinado setor. Dessa forma, o Sertão de Sobral, por exemplo, teve o cluster de Economia da Educação priorizado, uma vez que a região é reconhecida, nacionalmente, pelo excelente desempenho em avaliações estaduais e nacionais do setor. As regiões ainda puderam escolher a partir do ranking estabelecido pelos indicadores quantitativos e qualitativos outro cluster que ainda não estivesse priorizado em alguma região.

Tabela 2: Indicadores Econômicos e de Educação

Fontes: (1) Ipece (2016), (2) RAIS (2016), (3) Inep (2017), (4) Inep (2018) e (5) Capes (2017).

Esta discussão se deu inicialmente com o núcleo central do ecossistema de inovação representado por SEDET, SECITECE, FUNCAP, SEDUC, FECOMÉRCIO, FIEC, SEBRAE, SENAI, SENAC, SESC, IPECE, NUTEC, IRACEMA DIGITAL, CORREDORES DIGITAIS, UFC, IFCE, UECE, UNIFOR, FINEP, EMBRAPII, BNB, entre outros. Após este momento de avaliação, a escolha dos clusters também foi validada em cada região pelos representantes dos ecossistemas regionais de inovação, compreendendo os atores regionais que compõem as instituições do núcleo central nas regiões, a academia e os secretários de desenvolvimento econômico e de ciência e tecnologia municipais. Os convites dessas reuniões encontram-se no link abaixo:

Os clusters priorizados são:

● Grande Fortaleza I: Economia da Saúde, Turismo, Cadeia da Água e Tecnologia da Informação e Comunicação;
● Grande Fortaleza II: Indústria de Transformação (Alimentos e Bebidas) / Agropecuária e Extrativismo, Turismo e Economia da Saúde;
● Grande Fortaleza III: Indústria de Transformação (Metalurgia e Minerais), Infraestrutura e Logística, Energias Renováveis;
● Cariri: Comércio, Economia da Saúde, Tecnologia da Informação e Comunicação, Infraestrutura e Logística e Turismo;
● Sertão de Sobral: Economia da Saúde, Indústria de Transformação (Couros, calçados e confecções), Economia da Educação, Energias Renováveis e Tecnologia da Informação e Comunicação;
● Vale do Jaguaribe: Tecnologia da Informação e Comunicação, Indústria de Transformação (Alimentos e Bebidas) / Agropecuária e Extrativismo, Indústria de Transformação (Metalurgia e Minerais);
● Sertão Central: Economia da Saúde, Indústria da Transformação (Alimentos e Bebidas) / Agropecuária e Extrativismo, Tecnologia da Informação e Comunicação.

A presente etapa do projeto consiste na priorização de problemas dos clusters, na qual empresas e pesquisadores de cada região deverão formar equipes e defender os problemas de seu cluster priorizado para uma banca especializada, em formato de pitch de até 10 minutos. Estes problemas serão avaliados pela banca a partir dos seguintes critérios: impacto na competitividade do cluster, sustentabilidade do empreendimento inovador e viabilidade de execução. Concomitante a esta etapa, acontecerá a seleção dos pesquisadores que modelarão os problemas junto das empresas e receberão bolsas da FUNCAP. Vale ressaltar que o pesquisador deverá ter qualificação técnica comprovada para a solução do problema e, caso deseje, poderá defender mais de um problema. Além disso, é importante reiterar que é desejável que os pesquisadores pertençam àquela região.

As equipes de empresas e pesquisadores que desejarem apresentar os problemas deverão manifestar interesse através do e-mail sxcsi@sedet.ce.gov.br, além de enviar um modelo de apresentação preenchido para uma pré-avaliação.

Segue abaixo link no qual consta o template da apresentação, junto a outro arquivo que contém o detalhamento dos critérios que serão utilizados nas avaliações. Após o envio desses documentos, entraremos em contato com as equipes para maiores informações