Uece participa do I Simpósio Internacional de Inovação do Ceará

VI Fórum China América Latina de Inovação e Tecnologia
I Simpósio Internacional de Inovação do Ceará
Seminário Técnico na Uece

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) vai receber no próximo dia 11 de dezembro, no campus Itaperi, missão chinesa da universidade Tsinghua (Tirruá), composta de 25 membros e mais 10 pesquisadores de onze diferentes países hispano-americanos. Na oportunidade, o reitor Jackson Sampaio, fará uma apresentação dos dados da dimensão da Uece, considerada pela 9ª vez consecutiva, no ranking da Folha (RUF), a melhor Universidade Estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.

A Uece expande ainda mais sua presença internacional visando o fortalecimento das relações acadêmicas, no ensino, na pesquisa básica, na pesquisa aplicada e na inovação tecnológica, desta vez com a segunda maior economia do mundo e em produção científica. Atualmente, a Uece mantém acordos de cooperação com 40 instituições em 16 países. São acordos que permitem o intercâmbio de docentes, servidores e discentes, troca de informações e pesquisa entre as instituições parceiras.

O Fórum, pela primeira vez será realizado em Fortaleza, reunirá pesquisadores chineses e acadêmicos latino-americanos, vinculados a Universidades brasileiras, argentinas, chilenas e mexicanas para debater temas sobre a relação entre a China e a América Latina. A Inovação tecnológica em Energias Renováveis, Biotecnologia, TIC e Segurança não-tradicional; os desafios políticos relacionados à presença da China na América Latina e as possibilidades de cooperação entre as sociedades da China e da América Latina estão entre os temas a serem debatidos nesta edição.

A Uece dispõe do Laboratório de Estudos e Pesquisas Orientais-LEPO, junto ao Centro de Humanidades-CH, responsável por ações de língua e cultura relacionados ao japonês, ao coreano e ao chinês.

Os visitantes vão cumprir uma agenda bem diversificada no campus Itaperi:

9h às 10h – receptivo no hall da Reitoria da UECE
(apresentação cultural de boas vindas)

10h às 12h30 – Reunião no Salão Nobre dos Órgãos de Deliberação Coletiva – SODC:

– apresentação da UECE, pelo Prof. Jackson Sampaio, reitor da Uece;
– apresentação do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses-CRUC, pelo Professor Fabianno Carvalho,
reitor da UVA e Presidente do CRUC;
– apresentação do COINTEC/FIEC, pelo Dr. André Siqueira, presidente do CIC e representante do COINTEC/FIEC;
– apresentação comitiva Chinesa, pela Comitiva Tsinghua

12h30 às 14h – almoço no salão do Restaurante Universitário – RU

14h às14h30 – repouso com acompanhamento musical no lounge da Reitoria.

14h30 às 18h – visita guiada a alguns laboratórios situados no campus Itaperi dividido em dois grupos. (20 minutos em cada local);

Itinerário dos visitantes na sede da UECE – Campus Itaperi:

LEAD – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell/UECE;

LAIS – Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade;

ISBC – Instituto Superior de Ciências Biomédicas;

HVET – Hospital Veterinário;

UPTBI – Unidade de Pesquisa Transferência Biotecnológica e Inovação;

MCFA – Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas;

ACP – Água de Coco em Pó, Empresa do Parque Tecnológico: ACP Indústria, Comércio e Exportação de Produtos Naturais.