Estudantes da Universidade do Trabalho Digital visitam o MPCE

5 de dezembro de 2019 - 10:29


Os alunos fazem parte do curso de Suporte e Manutenção de Computadores

Com o intuito de conhecer a Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) do Ministério Público do Ceará (MPCE), bem como os equipamentos computacionais do órgão, estudantes da Universidade do Trabalho Digital (UTD), visitaram a instituição nesta quarta-feira (04/12).

Os alunos fazem parte do curso de Suporte e Manutenção de Computadores, uma qualificação profissional realizada por meio da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

A visita foi guiada por Luiz Eduardo Lopes, gerente de infraestrutura da Setin. Para o secretário de Tecnologia da Informação, Dilthey Forte, é importante que o MPCE receba este tipo de iniciativa para estimular um bom relacionamento com as instituições de ensino. Ele reconhece a relevância de uma aula de campo para receber novos conhecimentos. “A tecnologia muda muito rápido, então, o aluno ter contato com o que de fato está acontecendo nas instituições é algo de grande valor para o seu aprendizado”, afirma.
O instrutor da capacitação, Fábio Teixeira, conta que os estudantes aprendem a teoria e realizam algumas atividades práticas em sala de aula, mas a visita serve para observar como o que é estudado é aplicado na instituição.

“Em aula, eles aprenderam a consertar computadores, viram a questão dos sistemas operacionais, entre outros tópicos. O objetivo aqui é conhecer como funciona tudo isto na prática, como os funcionários trabalham no suporte e quais são os equipamentos”, diz.

Um ponto da aula de campo foi conhecer o Data Center, ou Centro de Processamento de Dados, onde estão concentrados os sistemas computacionais da instituição. O aluno Matheus Carneiro reforça o diferencial dessa experiência na formação da turma.

“O que a gente viu nas aulas é sobre manutenção de computadores, questões mais domésticas. Visitar empresas, ver um data center, algo que é bem maior, mais complexo e com várias necessidades diferentes é uma grande oportunidade de poder aprender um pouco mais sobre essa área”, fala.

Fonte: Assessoria de Imprensa do MPCE