Coleta seletiva: Secitece e Adagri assinam termo que garante adesão à iniciativa

2 de dezembro de 2019 - 19:02

Com a assinatura, as duas instituições passam a integrar o programa Coleta Seletiva Solidária, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente

Secitece e Adagri assinaram, na tarde desta segunda-feira (02/12), o termo de compromisso para adesão à coleta e destinação de resíduos recicláveis. Com a assinatura, as duas instituições passam a aderir ao programa Coleta Seletiva Solidária, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

A solenidade ocorreu no auditório da Secitece e contou com a presença do secretário da Secitece, Inácio Arruda, do secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, e da presidente da Adagri, Vilma Freire, além de servidores.

Participaram ainda do momento a coordenadora da Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (Socrelp), Janete Cabral, e o coordenador da Associação dos Catadores do Jangurussu (Ascajan), Adalto Barbosa, as duas instituições que irão receber os resíduos para a reciclagem.

“A palavra convence; o exemplo arrasta”

De acordo com o secretário Artur Bruno, há algum tempo o Estado pôs em prática a política de resíduos sólidos, em consonância com a lei estadual aprovada em 2016 e que indica metas de curto, médio e longo prazo.

Segundo Bruno, apesar de todos os esforços, o Estado ainda possui 301 lixões, que deverão ser transformamos a partir da adoção de um plano de ação para criação de aterros sanitários. “Já entregamos os planos de coleta seletiva para 81 municípios e, nos próximos dias 12 e 13 de dezembro, encaminharemos o documento para as outras 103 cidades, abrangendo, até o final do ano, todo o Ceará. Esses planos foram construídos com os próprios municípios”, disse.

O secretário do Meio Ambiente conclamou todos os servidores a aderirem a coleta seletiva dentro das instituições. “Nós, que fazemos o Governo do Estado, temos que fazer a nossa parte, pois como diz a famosa frase, ‘A palavra convence; o exemplo arrasta'”.

A chamada foi ratificada pela presidente da Adagri, Vilma Freire. “Que nós possamos comprar essa ideia e não só fazer nossa parte, mas sermos multiplicadores também dentro das nossas casas”.

Desenvolvimento econômico

O secretário Inácio Arruda relacionou a reciclagem com tecnologia, dando o exemplo de instituições que realizam a mineração em equipamentos eletrônicos, que antes virariam lixo, e de toda a riqueza extraída dessa reciclagem correta. “Além de ajudar o meio ambiente, a coleta seletiva também é uma ação que promove o desenvolvimento econômico. A reciclagem promove uma grande contribuição para muitas famílias”.

A coordenadoria da Socrelp, Janete Cabral, destacou que a entidade já tem 25 anos e ajuda diretamente 19 famílias. “Conseguimos coletar 50 toneladas por mês, mas ainda é pouco. O benefício não é só para a gente, mas para a sociedade e para o meio ambiente. Somos verdadeiros agentes ambientais”.

Decreto estadual

Assinado pelo governador Camilo Santana, o Decreto Estadual 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, determina que todos os órgãos públicos estaduais façam a Coleta Seletiva.

Estão incluídos no projeto os materiais recicláveis não perigosos, como papel, papelão, objetos metálicos e de vidro, pratos, copos e garrafas descartáveis.