AL homenageia profissionais no Dia do Servidor Público

28 de novembro de 2019 - 15:32

Secretário Inácio Arruda defendeu a bandeira do concurso público para todos os setores do Estado.

Os servidores da Secitece Antônio Edvar Andrade Filho e Maria do Socorro Barros foram alguns dos homenageados pela Assembleia Legislativa do Ceará, durante sessão solene em comemoração ao Dia do Servidor Público. A solenidade aconteceu na tarde desta quarta-feira (27/11), no Plenário 13 de Maio, atendendo ao requerimento do deputado estadual Carlos Felipe.

Os dois servidores da Secitece homenageados durante a solenidade, receberam seus diplomas das mãos do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, que ressaltou o trabalho dos profissionais e a contribuição dos dois à Secitece. Na ocasião, Inácio defendeu também a realização de concurso para todos os setores do Estado. “O melhor caminho para o acesso ao serviço público, não é a terceirização, mas o concurso”, ressaltou, conclamando os profissionais a defenderem essa bandeira.

Durante a Sessão Solene foram homenageados servidores da Assembleia Legislativa do Ceará, da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado, Secretaria da Juventude e Esporte do Estado (Sejuv), Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Cidadania do Estado (SPS), Controladoria Geral do Estado (CGE), Corpo de Bombeiros do Ceará, Ministério da Saúde, Hospital César Cals (HCC) e Hospital Mental de Messejana (HSM).

Valorização do profissional

O autor do requerimento, deputado Carlos Felipe, ressaltou que o momento é de reflexão sobre a importância do serviço público e da valorização do profissional. Segundo ele, o discurso feito em defesa do estado mínimo representa também menos servidores e mais terceirização, mais exploração e menos direitos para os trabalhadores. “Somos servidores públicos para servir à sociedade. Nós entendemos que tem que ter sim avaliação, mas precisamos ser respeitados e valorizados”, salientou.

A secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado (SPS), Socorro França, frisou que o Ceará tem uma excelente gestão pública porque seus servidores são de “primeira grandeza”. “O servidor público está trabalhando como se fosse para a casa dele”, elogiou.

Já o presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Luciano Simplício, disse ter orgulho de ser servidor público, ressaltando que a maioria dos profissionais cresceu ouvindo dos pais o orgulho de prestar serviços à população. Simplício fez um apelo ao governador Camilo Santana para que destine mais recursos para a valorização do servidor estadual.