#FdCR – Solenidade de abertura destaca a importância da CT&I para os cearenses

14 de novembro de 2019 - 13:39

A primeira Feira do Conhecimento Regional, realizada em Quixeramobim, foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira (13/11), no auditório da FATEC, reunindo estudantes, professores e autoridades do município e de toda a região central do Estado. O secretário da Secitece, Inácio Arruda, que presidiu a solenidade, falou sobre o tema “Ciência e Tecnologia para todos os Cearenses”.

Para o secretário, levar uma feira dessa proporção ao interior do Estado amplia os horizontes e gera oportunidades para que as ideias se transformem em diversos benefícios, inclusive empreendedorismo.

“Recebemos hoje empresas de jovens que ainda não são empresas com CNPJ, mas que desenvolveram produtos relativos à necessidade do povo do local. Foi algo muito bonito e que tem repercussão. Isso é popularizar a ciência, mostrando que ela não é um bicho de sete cabeças. A ciência é o aperfeiçoamento dentro da academia, daquilo que a sociedade precisa para se locomover, melhorar a sua qualidade de vida e cada vez ter produtos mais sofisticados, não para deleite nosso, mas para atender as nossas necessidades” frisou.

Palestra master

Ministrado pelo PHD em Ciências da Computação, professor Jerffeson Teixeira, o momento mais aguardado da noite trouxe o tema “Inteligência Artificial x Inteligência Humana”. Na ocasião, Jerffeson aproveitou para desmistificar ideias quanto ao avanço da tecnologia, como também ressaltou os impactos que tais avanços têm causado, sobretudo, no mercado de trabalho.

“O encanto pela inteligência artificial é real. Devemos aproveitar ao máximo a capacidade do computador acessar e armazenar informações. Porém, eles são o nosso complemento, são aquilo que não podemos fazer. Quando fazemos ele fazer coisas inerentes a ele, isso, sim, é inteligência artificial”.

A programação da Feira Regional do Conhecimento segue nesta quinta-feira (14) e pode ser acessada através do site feiradoconhecimento.com.br

A Feira do Conhecimento Regional – Sertão Central é uma promoção do Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O evento conta com o apoio da Fatec/Centec, UFC, IFCE, Uece, Unicatólica, Faculdade Cisne e Sebrae.

Texto: Felipe Clisma

Foto: Antônio José