Reunião discute parceria entre INPE Eusébio e CTI Renato Archer

22 de outubro de 2019 - 14:30 #

A reunião aconteceu na sede do INPE, com a participação de representantes dos dois órgãos.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, participou de reunião na manhã desta terça-feira (22/10), na sede do INPE/ Eusébio (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Ao lado do presidente do ITIC, Carlos Artur, do diretor do INPE, Vicente de Paula Silva Filho, ele tratou da parceria entre INPE e o CTI Nordeste (Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer), que prevê a possibilidade de unir em um mesmo espaço os dois órgãos de pesquisa, ambos subordinados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Durante a conversa, foram apresentadas as vantagens e desvantagens dessa união, como custos para estrutura e construção de prédio. A proposta será levada para a direção geral dos dois órgãos. No final, todos visitaram as instalações do INPE que conta com o Rádio Observatório Espacial do Nordeste (ROEN). I

Participaram da reunião os pesquisadores Antônio Marcílio Lucena, Francisco Tavares (INPE), Maristela Santana, Jucileide Maia e Remo Oliveira (CTI Nordeste)

INPE Eusébio

Localizado na Estrada do Fio, numa área de 50 hectares, o INPE do Ceará, criado em 1967, é subordinado ao INPE do Rio Grande do Norte. Possui um Radio Telescópio, Terminal de ULBI, Estação de GPS Geodésico, dois magnetômetros, dois ionossondas e laboratório de processamento de sinais. Por está localizada no semi-árido, suas pesquisas são voltadas as mudanças climáticas. O INPE faz parte da Rede Clima, gerando cenários de clima para 10, 20, 50, 100 anos e seus impactos na agricultura e na biodiversidade.