UTD: estudantes apresentam projetos de conclusão dos cursos de Design Gráfico e Arduino

6 de setembro de 2019 - 16:45

Os projetos desenvolvidos atestaram o aprendizado durante todo o período das aulas

Concludentes dos cursos gratuitos de Arduíno e Design Gráfico da Universidade do Trabalho Digital apresentaram os seus trabalhos finais nesta semana. Os projetos desenvolvidos atestaram o aprendizado durante todo o período das aulas.

No curso de Arduíno, as apresentações ocorreram na sede do CVT Fortaleza, no último dia 3 de setembro. Os alunos mostraram suas habilidades na construção de protótipos utilizando o arduino, que nada mais é do que uma plataforma profissional de prototipagem eletrônica e robótica, muito usada em programas educacionais.

Entre os protótipos, destaque para um “Contador de Sementes Automatizado”, desenvolvido pelos alunos Handersonn Moura, Catarina Guedes e Hector Leonardo. Acoplado a uma plantadeira e utilizando PVC e plástico PET, a invenção ajuda o pequeno produtor a evitar a trava do sistema e prejuízos como perda das sementes (ex: feijão, arroz, mostarda).

No curso os alunos aprendem sobre Robótica de uma forma fácil e acessível, através do desenvolvimento de projetos que podem ser executados sem a necessidade de estarem conectados a um computador.

Novos designers habilitados
O encerramento do curso de Design Gráfico também contou com apresentações dos trabalhos finais pelos alunos, no dia 5 de setembro. Utilizando a plataforma Linux e trabalhando com software livre, eles desenvolveram seus projetos na área de comunicação social, que incluíram layouts para materiais digitais e papelaria, além da criação e aplicação de logomarcas.


No curso os alunos aprendem a construir layouts, produzir peças visuais e utilizar as cores e a tipografia ideal. Também entendem o conceito de “branding”, “lovemarca” e conhecem cases de marcas importantes.

Sobre a UTD
A Universidade do Trabalho Digital é um projeto do Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. Oferece cursos gratuitos na área de TIC nos níveis básico e avançado. Os interessados em participar dos cursos devem ficar atentos ao período de inscrições no site da Secitece: www.sct.ce.gov.br.

Mais informações: (85) 3454-1257 / 3454-1987