Silas de Alencar é reconduzido para dirigir o Centec por mais um biênio

2 de setembro de 2019 - 10:23 #

O engenheiro agrônomo Silas Barros de Alencar foi reconduzido nesta sexta-feira (30/08) à presidência do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) para o biênio 2019-21. A cerimônia, que aconteceu na sede da instituição, em Fortaleza, foi um momento de agradecimentos e de compartilhamento dos planos para o futuro da instituição e contou a presença de colaboradores das 38 unidades em todo Estado: os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) e Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec).

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, ressaltou, na ocasião, o importante papel do Centec para o Estado. “Estamos numa grande discussão com o Centec para ampliarmos o nosso esforço de atender um contingente de mais de 700 mil jovens, de 15 a 29 anos, oferecendo uma formação profissional e, ao mesmo tempo, em uma relação mais humanitária, de acolhimento. Termos que ter criatividade para trazê-los de volta e mostrar que aqui eles podem se tornar profissionais respeitados lá fora. O governo tem essa preocupação e a equipe do Silas é muito boa e capaz de ajudar o Estado do Ceará nessa missão”, disse.

Em seu discurso, Silas agradeceu a parceria do Governo do Estado, em especial da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), durante os dois primeiros anos da sua gestão. “Tivemos um apoio muito presente do governador Camilo Santana e do secretário Inácio Arruda. Conseguimos realizar novas ações com outras Secretarias Estaduais, resgatar a autoestima dos nossos colaboradores e estimular a inovação, pois precisamos dar uma cara nova aos CVTs, CVTECs e Fatecs. Mas, nos próximos dois anos, precisamos fazer mais, inovar e consolidar o Centec como referência em educação tecnológica”, reforçou o presidente.

Currículo

Com graduação na Universidade Federal da Paraíba, professor Silas Barros é funcionário de carreira do Centec e assumiu a presidência em agosto de 2017 para um mandato de dois anos, após um período de dois anos como diretor de Ensino. Possui mestrado em Agronomia (Fitotecnia) e foi docente da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri, em Juazeiro do Norte, durante 13 anos. Tem experiência em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, algodão herbáceo, microaspersão e fruticultura irrigada. Já trabalhou na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Instituto Agropolos.

Fonte: Centec