Representantes do MCTIC visitam laboratórios do Departamento de Computação da UFC

19 de agosto de 2019 - 15:14 # #

Antes da visita, eles participaram de um seminário sobre inteligência artificial e o potencial dos nossos pesquisadores.

Os representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Aristidides Pavani, e Guilherme Correira, acompanhados do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda. visitaram os laboratórios de pesquisas e projetos do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará. São seis laboratórios de pesquisa e quatro laboratórios de projetos, envolvendo cerca de 400 alunos.

A visita aconteceu na manhã desta segunda-feira (19/08), durante o seminário “Inteligência Artificial Aplicada: Um panorama do potencial do Estado do Ceará”, realizado através da parceria entre a Secitece/UFC. Participaram também do evento a Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna, Nágyla Drumond, o presidente da Fundação Nutec, Francisco Magalhães, o presidente do ITIC, Carlos Arthur, além de professores e profissionais da área.

Durante o seminário, o professor João Paulo Gomes fez uma explanação sobre a estrutura do departamento de Computação, apresentou os projetos em andamento e a situação dos pesquisadores. Ressaltou o grande potencial de inteligência artificial que tem o Ceará. Só na UFC, são três cursos de mestrado e doutorado,

O secretário Inácio Arruda destacou o numero e a qualidade de pesquisadores e doutores formados pelas universidades cearenses e informou sobre o programa Cientista Chefe, criado pela Secitece, através da Funcap, com o objetivo de unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, melhorar a vida da população.