Bienal do Livro tem início com atividades em Ciência e Tecnologia na programação

16 de agosto de 2019 - 15:37 #


Planetário móvel, robô Pioner e  gerador eletrostático Van Der Graff estão disponíveis para os visitantes da Bienal

Robótica, astronomia, biologia, física, lançamentos de livros e palestras são algumas das atividades em Ciência e Tecnologia que acontecem na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará. O evento teve início nesta sexta-feira (16/8), no Centro de Eventos do Ceará, e vai até o dia 25/8 com programação científica e tecnológica organizada pela Secitece e coordenada pelo Nutec e Instituto Centec. As atividades estão concentradas no espaço “Luz do Conhecimento”, no Mezanino 1.

Dentro da programação em astronomia, um planetário móvel está aberto à visitação durante todos os dias de evento, com sessões para todas as idades. No dia 20/8, haverá o lançamento do documentário “Do Ceará para o mundo: a comprovação da Teoria de Einstein no luminoso céu de Sobral”, em comemoração ao centenário da comprovação da Teoria da Relatividade, seguido da palestra “O eclipse que comprovou a teoria de Albert Einstein” com Ildeu Moreira, doutor em Física e presidente da SBPC, e Dermeval Carneiro, astrofísico e diretor do Planetário Rubens de Azevedo.

Diversão e aprendizado

Em todos os dias da Bienal, os visitantes poderão conhecer o robô Pioner, protótipo movél que interage com as pessoas e hoje é considerado referência em pesquisa robótica. A atividade será promovida pelo Nutec.

O gerador eletrostático Van Der Graff, que diverte e ensina, está disponível para visitantes durante todos os dias da bienal e é uma atividade do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Maranguape. Haverá ainda uma mostra de produtos inovadores promovida pelo Instituto Centec, em parceria com a Rede de Incubadoras do Estado do Ceará (RIC).

A XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará tem como tema “As cidades e os livros”. É uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar e apoio do Ministério da Cidadania, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Serviço
Atividades de Ciência e Tecnologia na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará
De 16 a 25 de agosto de 2019
Local: Centro de Eventos do Ceará
Entrada franca