Secitece participa do I Fórum Internacional Meio Ambiente e Economia Azul

14 de agosto de 2019 - 16:19


A expectativa é que sejam consolidados acordos de cooperação e formatadas ações para o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste

Nos dias 14 e 15 de agosto, acontece o I Fórum Internacional Meio Ambiente e Economia Azul: Promovendo Redes de Inovação para o Nordeste Brasileiro, em Salvador/BA. O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, participa do evento, juntamente com o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno.

A expectativa é de que no Fórum sejam consolidados acordos de cooperação e formatadas ações práticas para o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, o Consórcio Nordeste, criado em março último pelos governadores da região.

As Nações Unidas declararam a Década Internacional da Oceanografia para o Desenvolvimento Sustentável o período de 2021 a 2030. Tal iniciativa visa ampliar a cooperação internacional em pesquisa para promover a preservação dos oceanos e a gestão dos recursos naturais de zonas costeiras. Essas atividades, que serão lideradas pela Unesco, já contam com reserva de recursos pela União Europeia, hoje liderada por Portugal. 

Os nove estados brasileiros do Nordeste possuem 3. 338 quilômetros de área costeira, equivalente a 45% da costa do Brasil. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente da Bahia, entidade promotora do evento, existem numerosas possibilidades para o desenvolvimento sustentável dessa biodiversidade marinha.

Com informações da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará