Exposição do Mangue retorna na terceira edição da Feira do Conhecimento

24 de julho de 2019 - 14:56


Conscientizar a população sobre o ecossistema dos manguezais e despertar responsabilidade social são objetivos da exposição

Educar e conscientizar o povo cearense quanto à ambientação, ao reflorestamento e à preservação de manguezais são os principais objetivos do Museu Natural do Mangue da Sabiaguaba, que mais uma vez marcará presença na Feira do Conhecimento, que ocorre entre os dias 16 e 19 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará.

Durante a programação da feira, o museu manterá a “Exposição Mangue”, um espaço aberto a todos os visitantes, onde monitores do museu conscientizarão a população sobre as riquezas dos manguezais, que sofrem discriminação por suas características: o cheiro forte, cor escura, e não ser tão acessível, mas que, no entanto, são biomas de imensa importância, pois consistem em berçários naturais para várias espécies marinhas, onde peixes, moluscos e crustáceos se reproduzem e se alimentam.

Além dos ensinamentos sobre esse ecossistema, os visitantes terão acesso a uma parte do acervo do museu, com cerca de vinte a trinta peças, incluindo arcadas de tubarão, moreias e conchas de variados tipos.

Também será possível que o visitante faça a “adoção virtual” de uma muda de planta de manguezal. A adoção funciona da seguinte maneira: o visitante assinará um termo de adoção durante a feira, e adotará uma muda que será plantada em um mangue. Ele poderá acompanhar o desenvolvimento dessa muda virtualmente, ou por meio de relatórios fornecidos pelo museu. Em contrapartida, para manter essa muda, ele terá que realizar ações sociais, seja atividades voluntárias, ou doações para instituições. O objetivo da iniciativa é despertar a responsabilidade social nos participantes da Feira do Conhecimento.

Sobre a Feira do Conhecimento 2019

Contando com uma ampla e diversificada programação com grandes nomes do empreendedorismo, da ciência, da inovação e tecnologia, a Feira do Conhecimento 2019 é uma realização do Governo do Estado/Secitece, Instituto Centec, Fiocruz, Aprece e Cosems/CE e ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará, nos dias 16 a 19 de outubro.

Serviço:
Feira do Conhecimento 2019
Local: Centro de Eventos do Ceará
Data: 16 a 19 de outubro
Horário: 14h às 21h / Sábado: 10h às 18h
Entrada gratuita
Programação e inscrições: www.feiradoconhecimento.com.br