Secitece participa do XXIII Seminário Nordestino de Pecuária

14 de junho de 2019 - 16:06 #

Nutec, Centec e UECE, órgãos vinculados a Secitece, apresentam projetos de tecnologias inovadoras no estande do Governo do Ceará. Destaque para o trabalho de processamento da madeira do cajueiro.

Equipamentos que realizam o controle de qualidade em alimentos, laboratório acreditado na Iso 17025 e uma exposição de alimentos orgânicos, são algumas das tecnologias apresentadas pela Fundação Núcleo de Tecnologia do Ceará – Nutec, na XXIII Seminário Nordestino de Pecuária – PEC Nordeste, que acontece até este sábado (15/06), no Centro de Eventos do Ceará.

O Nutec está com seus projetos expostos no estande do Governo do Ceará, juntamente com a Universidade Estadual do Ceará e o Instituto Centec, órgãos vinculado a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Os estudantes do curso de Veterinária da Uece apresentam pesquisas e projetos desenvolvidos com animais, procurando conscientizar os visitantes da PEC Nordeste da importância do curso de Veterinária, não só para o setor animal, mas para a saúde pública como um todo. Hoje o veterinário está incluído como um profissional da área da saúde.

Outro projeto de inovação tecnológica apresentado pela Secitece e que recebeu grande destaque da organização do evento, é o de aproveitamento das toras de madeiras descartadas de cajueiros para transformação em produtos comercializáveis. Esse trabalho foi selecionado para Showroom da PEC NORDESTE.

Processamento da Madeira de Cajueiro

O processo de aproveitamento das toras de madeiras do cajueiro ocorre por meio de máquinas especializadas, que cortam e processam a madeira do cajueiro, originando peças para construção de diversos produtos, como pallets, móveis, e insumos para o setor apícola.

O projeto, realizado a partir da parceria entre a Secitece e empresas privadas, com incentivo da Câmara Setorial do Caju, foi desenvolvido pelo engenheiro mecânico Arquimedes Bastos, da Secitece, que enxergou a possibilidade de agregar valor a madeira descartada dos cajueiros e gerar empregos e oportunidade de renda para empreendedores e produtores rurais.

A tecnologia foi uma das selecionadas para participar do Showroom da PEC NORDESTE, concorrendo com mais oito equipes participantes em uma votação feita pelo público, que escolherá as melhores inovações.

Homenagens

Durante a abertura da PEC NORDESTE, o reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Fabiano Cavalcante de Carvalho, recebeu a Medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra 2019, na categoria Ciência e Tecnologia.

O reitor foi escolhido por votação feita pela diretoria plena da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, que reconhece pesquisadores, políticos e lideranças de produtores que ajudam a promover o desenvolvimento da agropecuária no estado.

Também foram homenageados com a medalha Rural Prisco Bezerra 2019 a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, na categoria Política e Administração (representada pelo assessor especial Danilo Forte), e Nilza Luna, Diretora do Departamento Sindical da FAEC há 45 anos, na categoria Produtor/Liderança Sindical.