Universidade do Trabalho Digital qualifica profissionais do Estado nas áreas de Tecnologia da Informação

10 de junho de 2019 - 15:06


UTD iniciou nessa segunda (10/6) um novo período de cursos que vai qualificar, gratuitamente, mais de 500 alunos em diversas áreas de TI

O mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) vem crescendo no Ceará. Oportunidades de emprego e boa remuneração são atrativos que fazem com que cada vez mais interessados procurem cursos básicos ou profissionalizantes nas diversas áreas do meio.

É o caso da técnica em Contabilidade Luana Cesarina, que foi aprovada no curso de Suporte e Manutenção de Computadores, da Universidade do Trabalho Digital (UTD), programa do Governo do Ceará/Secitece que promove, de forma gratuita, a inclusão e a qualificação digital para pessoas de todas as idades e que iniciou um novo ciclo de cursos nesta segunda-feira (10/6).


“A intenção é seguir fazendo o máximo de cursos ofertados pelo programa”, diz a técnica de Contabilidade Luana Cesarina, que já está na segunda formação pela UTD

Luana já é veterana na UTD. Por meio da indicação de amigos, ela ingressou e concluiu o curso de Informática Básica em 2018 e agora decidiu fazer o curso de Suporte e Manutenção de Computadores. A intenção é seguir fazendo o máximo de cursos ofertados pelo programa. “Pretendo trabalhar na área de TI e hoje é imprescindível conhecer sobre manutenção e suporte de programas de computadores. É um diferencial para o profissional. Quando terminar esse curso, quero fazer outros, como o curso de Linguagem de Programação PHP, JAVA, e obter cada vez mais conhecimento”, explica Luana.

Diferenciais na formação

O nível dos professores dos cursos da UTD e a organização das aulas são diferenciais apontados por Luana. “Os professores são muito comprometidos e realizam atividades que integram todos os alunos, deixando as aulas bem dinâmicas. O material fornecido, como as apostilas, também é de bastante qualidade e agrega no conhecimento”, destaca.

Também buscando qualificação para o mercado de Trabalho, foi que Alan Gomes da Silva, 23 anos, ingressou na turma 2019 do curso de Suporte e Manutenção de Computadores. O estudante já tinha o hobby de mexer em computadores e fazia pequenos serviços de consertos em equipamentos de amigos e familiares. Percebendo que isso poderia se tornar uma profissão, começou a fazer cursos rápidos, até descobrir, por intermédio de uma notícia de jornal, os cursos da UTD.


O hobby de Alan Gomes, de 23 anos, está prestes a se tornar uma profissão por meio da qualificação na UTD

“Tenho grandes expectativas de que o curso de Manutenção de computadores me prepare para o mercado de trabalho. Apesar de eu já ter conhecimentos sobre o assunto, ainda me falta muito a aprender. A qualificação é fundamental, e pretendo fazer outros cursos aqui na UTD logo que possível”, finaliza Alan.

Grade de cursos 2019

A UTD abriu 24 turmas para o período de cursos que vai de junho a setembro. No total, 546 alunos participarão de formação nas áreas de Linguagem de Programação PHP, Rede de Computadores, Informática para o Mercado de Trabalho, Web Design, Design Gráfico, Informática Básica, Introdução a Programação e Suporte e Manutenção de Computadores.

As inscrições foram gratuitas e os participantes selecionados por meio de testes de seleção realizados no início de junho.

Sobre a UTD

A Universidade do Trabalho Digital é um programa gerido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), com apoio do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Com cursos que vão desde a formação básica até níveis mais avançados, a UTD proporciona formação gratuita na área de Tecnologia da Informação, como forma de melhorar a qualificação profissional em áreas estratégicas, promovendo desenvolvimento sustentável do Estado e facilitando a inserção de novos profissionais no mercado de trabalho.

O projeto funciona no prédio do Cine São Luiz, no Centro de Fortaleza, e contém tecnologia de ponta com salas de aula climatizadas e mobiliadas, áreas comuns, recepções, sala de reunião, auditório e laboratórios de informática.

UTD
Endereço: Rua Major Facundo, 500 (prédio do Cineteatro São Luiz) – Centro – Fortaleza/CE
Telefones: 85 3454-1257 / 1987