Teoria da Relatividade: aberto Encontro Internacional do Centenário do Eclipse em Sobral

29 de maio de 2019 - 16:00

Evento integra série de atividades em comemoração ao centenário da comprovação da teoria de Albert Einstein

O Ceará comemora, nesta quarta-feira (29/5), sua especial participação na confirmação de uma teoria que revolucionou a Ciência. Há exatos 100 anos, cientistas ingleses, americanos e brasileiros estiveram no município de Sobral para visualizar o eclipse solar que ajudou a comprovar a Teoria Relatividade, do físico alemão Albert Einstein.

Em Sobral e ao lado do governador Camilo Santana e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, o secretario da Secitece, Inácio Arruda, participou da solenidade de abertura do Encontro Internacional do Centenário do Eclipse, que acontece no Centro de Convenções da cidade.

Dentro da programação, foi realizada uma videoconferência entre autoridades locais e da Ilha do Príncipe (na África), onde, há 100 anos, o eclipse não pôde ser observado com perfeição, por conta do tempo desfavorável. Na videoconferência as autoridades ressaltaram que os 100 anos de comprovação da Teoria da Relatividade unem, decisivamente, Sobral e Ilha do Príncipe como pontos históricos que ajudaram na prosperidade da ciência.

Durante o evento, o prefeito Ivo Gomes destacou especialmente os avanços na área da educação em Sobral. Ele reforçou a importância de investimentos permanentes e compromisso nessa área e também em ciência e tecnologia.

Ainda nesta quarta, às 19 horas, na Praça do Patrocínio, o Museu do Eclipse reabrirá as suas portas, após ter passado por reforma completa. A solenidade de reinauguração contará com as presenças do prefeito Ivo Gomes e da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa.

Rota comemorativa do Ciência Itinerante

Aproveitando as celebrações deste importante marco, o ônibus-laboratório do projeto Ciência Itinerante, iniciativa da Secitece, percorreu as cidades por onde os cientistas da clássica expedição passaram: Camocim, Granja, Martinópole, Uruoca, Senador Sá, Massapê, finalizando em Sobral, juntamente com as festividades em comemoração do centenário. Em cada município, o ônibus esteve aberto para visitação e os monitores do projeto realizaram demonstrações e experimentos nas mais diversas áreas do conhecimento.

Exposição em Brasília

Ainda como parte das comemorações, a Câmara dos Deputados está com a exposição “Centenário do Eclipse de Sobral” aberta à visitação desde o dia 14 de maio. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, fez o lançamento oficial da exposição, que acontece no corredor de acesso ao Plenário. O secretário da Secitece, Inácio Arruda, participou da cerimônia juntamente com o prefeito de Sobral, Ivo Ferreira Gomes; do secretário da Educação do município, Herbert Lima; e do Presidente da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu Gomes.