CVT Maracanaú oferece programa de monitoria para alunos de escola pública

27 de maio de 2019 - 15:00

O objetivo é oportunizar o acesso de estudantes de escolas públicas ao conhecimento científico

Oportunizar o acesso de estudantes de escolas públicas ao conhecimento científico é um dos objetivos do Programa de Monitoria do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Instituto Centec em Maracanaú. O programa existe desde 2010 e conta, atualmente, com 24 alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino, divididos nos turnos da manhã e tarde, com duas horas de atividades práticas às quartas e sextas-feiras.

A ação é uma parceria institucional entre o CVT e a Prefeitura; e a coordenadora do programa, a professora Alritercia Teixeira, explica que os alunos participam por, aproximadamente um ano, de atividades laboratoriais nas áreas de química, física e biologia. “Todos os dias realizamos experimentos e, em alguns momentos, é necessário retomar conteúdos teóricos, pois é possível que eles não tenham visto ainda algum tema em sala de aula”, disse.

Para participar, não é necessário ser o melhor aluno da turma. “É preciso apenas ter interesse em ciências e ser proativo em sala de aula. Por isso, primeiro recebemos indicações dos professores e depois eles passam por uma rápida seleção, que é um teste de matemática e uma apresentação de porque eles desejam participar da monitoria”, explica Alritercia. As próximas turmas terão início apenas em 2020, porém, é possível entrar em contato com o CVT e indicar estudantes para compor uma lista de espera.

“É incrível estimular e alimentar a curiosidade da juventude pela ciência. Precisamos cada vez mais fazer com que nossas crianças e adolescentes se apaixonem pelo conhecimento, por isso, este projeto é tão importante. O CVT Maracanaú tem muito orgulho em contribuir com a escola pública e com a formação desses jovens”, disse o coordenador do CVT, Gilberto Cardoso.

Atualmente, a iniciativa conta com o apoio também do IFCE, com a participação de graduandos do curso de licenciatura em química. Além das aulas nos laboratórios, os monitores também participam de visitas para complementar a aprendizagem em lugares como a Seara da Ciência (UFC), Horto Florestal de Maracanaú, na Milset Brasil e a Bienal do Livro.

Como tudo começou

O Programa de Monitoria do CVT Maracanaú surgiu pela necessidade de apoiar os técnicos da Secretaria Municipal de Educação quando ocorriam visitações escolares. Com isso, alunos do 9º ano de uma escola próxima ao CVT foram convidados a participar da primeira turma e passaram a receber formações em práticas laboratoriais. Com isso, o CVT passou a apoiar as Mostras Científicas das Escolas Municipais.

Para saber mais ou indicar estudantes das escolas públicas de Maracanaú para participar do Programa de Monitoria, é só entrar em contato com o CVT pelo telefone (85) 3371.3614 ou através do e-mail cvt_maracanau@centec.org.br. A unidade do Centec em Maracanaú localiza-se na Av. Central, s/nº, bairro Jereissati I.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Centec