Nutec compõe programação da Semana do Alimento Orgânico 2019

24 de maio de 2019 - 16:17 #

Palestras, oficinas e debates serão realizadas no dia 30 de maio, no auditório do Nutec

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) compõe a programação da 15 ª edição da campanha nacional “Produto Orgânico – melhor para a vida”, que será lançado pelo ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no dia 27 de maio. O Nutec participa do evento com a realização de palestras, seminários e oficinas marcadas para o dia 30 de maio, a partir das 09 horas, no auditório Telmo Bessa.

Realizada anualmente na última semana de maio, a campanha nacional “Produto Orgânico – melhor para a vida” de 2019 tem como tema “Qualidade e saúde: do plantio ao prato”. Um dos principais objetivos é informar ao consumidor sobre como reconhecer o produto orgânico nos locais de comercialização e estimular que ele participe no controle da qualidade orgânica, melhorando a relação de confiança com os produtores.

Segundo a coordenadora do Laboratório de Química Instrumental do Nutec, Crisiana Andrade, o Nutec atua na campanha desde 2017, quando apresentou os seus trabalhos desenvolvidos relacionados ao tema na abertura da campanha. A pesquisadora ainda explica que a Fundação também integra a Comissão da Produção Orgânica do Estado – Cporg-Ce e possui expertise em análises laboratoriais para o controle de qualidade de alimentos e realiza pesquisas direcionadas para alimentos oriundos de cultivo orgânico.

A programação no Nutec inicia às 9h, no dia 30 de maio e o evento é aberto ao público. Confira!

Local: Nutec – Auditório Telmo Bessa – Fortaleza-CE.

• 9h – Abertura.
• 9h10 às 10h – Painel: Circuitos de Feiras Agroecológicas e Artesanatos: A Experiência de Construção Social do Mercado de Orgânicos pela Agricultura Familiar em Caucaia-CE

Expositor: Clarício Santos – Economista, Técnico Aposentado do FUNDECI/BNB, Coordenador da Rede de Quintais Coletivos Agroecológicos e Presidente do Centro de Pesquisa e Produção em Agroecologia e Economia Solidária – CEPPAES.

Expositora: Joselina Lima – Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Caucaia-CE – SMDS.

• 10h às 10h50 – Mesa-Redonda: Lei dos Produtos Artesanais e sua Relação com a Certificação Orgânica

Mediadora: Crisiana Andrade – Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC.
Mediadora: Mayra Garcia – Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC.
Mediador: Eduardo Barbosa – Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará – SDA-CE.
Mediador: Hermínio Moreira – Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC.
Mediador: Adriano Custódio – MAPA.
Mediadora: Adriane Paixão – Comissão de Inspeção e Vigilância Sanitária de Produtos de Origem Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV/CE.
Demais Convidados.

10h50 às 11h30 – Oficina de Compostagem Doméstica – Roani Simões Veras – Engenheiro-Civil e Mestre em Saneamento Ambiental.

• 12h – Encerramento.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Nutec