Programas de incentivo e modelagem de startups movimentam a economia cearense

23 de maio de 2019 - 16:13

Corredores Digitais e CriarCE já apoiaram 450 ideias, atingindo 14 macrorregiões do estado e impactando diretamente mais de mil pessoas

Mais de mil pessoas em todo o Ceará já foram diretamente impactadas pelos programas Corredores Digitais e CriarCE, iniciativas do Governo do Estado que visam capacitar projetos inovadores a se tornarem novos negócios e movimentar a economia. Ao todo, 450 ideias já foram apoiadas, e 135 novas tecnologias e modelos de negócios foram desenvolvidos.

Atuando nas 14 macrorregiões do Ceará, com polos de capacitação em 48 cidades, o programa Corredores Digitais se configura como o de maior abrangência no estado dentro do campo de incentivo e modelagem de startups. Dos modelos de negócios elaborados, 50 se tornaram empresas que ingressaram no mercado em seus respectivos segmentos. O resultado final é o fortalecimento de uma cultura empreendedora que possibilita a inclusão econômica e social dos cearenses.

Aliado ao Corredores Digitais, o CriarCE funciona como um ambiente físico propício para a maturação e desenvolvimento de startups. Ambos os programas são geridos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).


Demoday Corredores Digitais + CriarCE premiou as startups mais preparadas dos dois programas

Startups beneficiadas

Uma das startups a elaborar seu modelo de negócio durante passagem pelo programa foi a Sanus. Idealizada na cidade do Crato, a Sanus visava desenvolver uma tecnologia acessível e de baixo custo para o agronegócio, capaz de monitorar e automatizar aviários, como criatórios de frangos e de codornas.

Por meio da participação no Corredores Digitais, o projeto saiu do papel e atualmente está em fase de testes, sendo preparado para ingressar no mercado. “O programa nos ajudou a fazer levantamento de mercado, a encontrar o nosso público-alvo, a desenvolver o produto em si e criar estratégias de marketing para ele. Ingressamos com um projeto, uma ideia, e saímos com uma tecnologia pronta para testes em granjas”, explica Thiago Galdino, CEO da Sanus. A empresa já possui promessas de futuras parcerias com três aviários em Quixadá e na região do Cariri.


Tecnologia da startup Sanus monitora e automatiza aviários, como criatórios de frangos e codornas.

Diferenciais

O networking e a possibilidade de estabelecer uma ampla lista de contatos profissionais são alguns dos diferenciais oferecidos pelo programa. A startup Hydros, de Acaraú, criou uma máquina portátil que consegue retirar água da atmosfera e condensar em um reservatório, filtrando-a e tornando-a própria para o consumo humano.

Segundo David Albuquerque, membro da startup, a Hydros ingressou no Corredores Digitais em 2018, e após finalizar a última etapa do programa, foi feito um networking com representantes de grandes empresas. “A nossa máquina é capaz de produzir 15 a 20 litros de água potável por dia. Essa potencialidade foi explorada pelo suporte do Corredores Digitais, que ao final da nossa mentoria intermediou contatos com empresas como a Esmaltec e a Ibyte, que demonstraram um grande interesse em nosso produto”, destaca David.


Máquina portátil desenvolvida pela startup Hydros retira água da atmosfera e torna-a própria para o consumo humano.

Sobre as demais questões de desenvolvimento que as startups encontram durante o processo de crescimento, David Albuquerque destacou o auxílio do Corredores Digitais nos casos em que os “futuros” empresários ainda não possuem conhecimento suficiente. “Quando iniciamos, não tínhamos noções básicas de negócios. Por meio do suporte empresarial e jurídico ofertado no programa, conseguimos a patente da nossa criação e iniciamos o processo de obter um CNPJ. Foi uma grande evolução”, finaliza.

+ sobre Corredores Digitais

As startups são captadas para o programa Corredores Digitais por meio de editais lançados pela Secitece. Através do processo seletivo, 200 times selecionados por todo o estado recebem mentoria para desenvolver modelagens de negócios para suas startups. Em seguida, são selecionados 50 times para definir os planos de produto e marketing e testá-los no mercado. Por fim, uma nova seleção escolhe os 30 melhores projetos para elaborar o business case e apresentá-lo para potenciais parceiros e investidores dos setores público e privados. O networking também permite o acesso a programas e benefícios de empresas e entidades parceiras da Secitece.

Alguns números

Presente em 14 macrorregiões do Ceará
Polos de capacitação implantados em 48 cidades
450 ideias apoiadas
135 novas tecnologias e modelos de negócios
Mais de 1000 pessoas impactadas

+ sobre CriarCE

Funcionando como a “etapa seguinte” do programa Corredores Digitais, o CriarCE é composto por ambientes de coworking com escritórios compartilhados, cursos e oficinas, laboratório de prototipação de projetos com supervisão de profissionais (FabLab) e assessoria e suporte jurídico para ajudar nas estratégias de mercado.Está localizado no prédio do cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza.