Começa expedição em homenagem aos 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade

20 de maio de 2019 - 15:48


Trajeto do projeto Ciência Itinerante inicia em Camocim e finaliza em Sobral, onde serão realizadas festividades em comemoração ao centenário da comprovação da teoria de Albert Einstein

Este mês, o Ceará é destaque dentro da comemoração mundial pelo centenário da comprovação da Teoria da Relatividade. Em maio de 1919, cientistas ingleses e brasileiros estiveram no município de Sobral para visualizar um eclipse solar que ajudou a comprovar a teoria do físico alemão Albert Einstein.

Aproveitando as celebrações deste importante marco, o ônibus-laboratório do projeto Ciência Itinerante, iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), percorrerá as cidades por onde os cientistas da clássica expedição passaram.

O ônibus-laboratório iniciará o trajeto comemorativo em Camocim nesta terça-feira (21/5), cidade onde os cientistas desembarcaram no Estado. Em seguida, passará por Granja, Martinópole, Uruoca, Senador Sá, Massapê, até chegar em Sobral, no dia 29/5, onde serão realizadas festividades em comemoração do centenário.

Para essa nova fase, o ônibus-laboratório passou por uma transformação visual e terá um novo design. Em cada município, o ônibus estará aberto para visitação e os monitores do projeto realizarão demonstrações e experimentos nas mais diversas áreas do conhecimento, como Física, Química, Biologia, Tecnologias da Informação, sempre destacando as potencialidades científicas e econômicas do Estado.

Saiba mais sobre a comprovação da Teoria em Sobral

A observação do Eclipse de 1919 em Sobral marcou uma revolução nos estudos sobre a Física e o modo como entendemos o universo, destacando o Ceará como um marco na história da Ciência. A observação ocorreu na Praça do Patrocínio e também no Jockey Club da cidade, e contou com instrumentos astronômicos de alta qualidade para a época.

Dessa forma, foram feitas fotografias que comprovaram as distorções do espaço-tempo propostas por Einstein, ao se observar estrelas que ficavam próximas ao sol. Na época, o céu de Sobral foi indicado como um dos locais ideais na terra para se acompanhar um eclipse solar, o que foi constatado.

Sobre o projeto

O Ciência Itinerante é mais uma iniciativa do Governo do Ceará/Secitece que tem como objetivos a popularização e a interiorização da Ciência no Estado. O projeto já esteve em todas as macrorregiões cearenses. Só este ano, o Ciência Itinerante já alcançou quase 1600 crianças e jovens de dez municípios cearenses.