Formação de professores em debate na SBPC

1 de abril de 2019 - 13:29 #

O professor Cândido B.C. Neto, coordenador da Educação Superior da Secitece, participou da Mesa Redonda: Formação de Professores do Ensino Fundamental e Médio, dia 28/03, no Centro de Convenções em Sobral. A atividade integrou a programação da Reunião Regional da SBPC, realizada de 28 a 30 de março, com o tema Educação Básica de Qualidade: Currículo, Carreira e Gestão Escolar.

BC Neto traçou um histórico sobre os avanços e desafios da educação no País desde a inclusão de nove artigos sobre o tema na Constituição e a criação de legislações específicas como a Lei de Diretrizes e Bases e o Plano Nacional de Educação. Antes disso, “não havia uma preocupação com a formação dos professores”, avalia.

Para ele, o sistema educacional brasileiro ainda tem muitos desafios a enfrentar. “A diminuição das desigualdades regionais, a melhoria da qualidade da educação e a universalização do atendimento são diretrizes importantes na vida dos profissionais da educação e de todos os cidadãos”.

“Em todas estas metas, o ponto de partida é a formação do professor”, defende BC. Hoje, o Estado do Ceará conta com 300 mil alunos matriculados no Ensino Superior, sendo 1/3 nas universidades públicas e 2/3 nas particulares. “Mas deste total, apenas 56 mil alunos estão na Licenciatura e em sua grande maioria, 42 mil, vem do ensino superior público”, aponta, ressaltando o papel das universidades estaduais nesse processo.

A programação da SBPC contou com conferências, mesas-redondas, painéis, dentre outras atividades para debater temas relacionados principalmente à educação, tanto no ensino fundamental e médio, quanto ao ensino de Ciências, além de políticas educacionais, a Base Nacional Comum Curricular, gestão escolar, formação e carreira de professores, escolas e mestrados profissionalizantes.