A educação é transformadora e a maior fonte de distribuição de renda de um povo, diz Inácio

28 de março de 2019 - 14:53

Secretário da Secitece discursou durante a solenidade de abertura da reunião regional da SBPC, em Sobral

Com o tema “Educação Básica de Qualidade: currículo, carreira e gestão escolar”, foi aberta oficialmente, na noite seta quarta-feira (27/03), a reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Sobral. O evento, que acontece de 27 a 30 de março, tem como objetivo, discutir temas centrais das políticas educacionais do País, entre as quais as experiências locais exitosas, o desafio de melhorar o Ensino Médio e o ensino das ciências, bem como iniciativas diversas e ideias inovadoras.

A SBPC Sobral celebra também o centenário do Eclipse que comprovou a Teoria da Relatividade Geral de Einstein. Participaram da solenidade de abertura o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, o secretário da Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, o reitor da UVA, Fabianno de Carvalho, além de cientistas de todo o Brasil.

Educação transformadora

Durante a solenidade, o secretário Inácio Arruda destacou a importância da educação na transformação da realidade de um município, de um estado de um país. E lembrou Sobral, que através de uma decisão de natureza absolutamente política, decidiu, desde a gestão de Cid Gomes, passando por Leônidas Cristino, Veveu Arruda e Ivo Gomes, que a educação é “a maior fonte de distribuição de saber, do conhecimento, além de ser a maior distribuição de renda que se pode oferecer ao povo mais simples, ao povo pobre, remediado, aos ricos, a gente de toda e qualquer natureza”.

O secretário da Secitece disse ainda que o exemplo de Sobral foi transformado em exemplo para todo o estado do Ceará. “Por isso é preciso dizer em alto e bom som para todo o Brasil: Decidam politicamente que a educação é importante, é transformadora, que a resposta vem rápida, com força, como está vindo para o Ceará. Foi essa decisão que nós tomamos, por isso podemos comemorar com muita energia os resultados positivos dos investimentos feito em educação”, concluiu.