“Qualifica Maranguape” mais oportunidade, emprego e renda

12 de março de 2019 - 13:56 # # #

Centec, IFCE e Prefeitura de Maranguape lançam programa de qualificação com mais de 1000 vagas

Contribuir para promover a capacitação profissional e a empregabilidade dos maranguapenses, é o objetivo do novo programa “Qualifica Maranguape” que foi lançado na tarde da última segunda-feira, às 15h, no auditório do IFCE (CE-065, bairro Novo Parque Iracema). São ofertados, ao todo, mais de 40 cursos gratuitos em diversas áreas do conhecimento – como informática, gastronomia, beleza, fotografia, negócios – que totalizam mais de mil vagas, beneficiando, em período de seis meses, cerca de 600 pessoas.

O programa só foi possível graças a uma colaboração da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) do Governo do Estado, através do Centec, a Prefeitura de Maranguape e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

O evento contou com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, que ressaltou, na ocasião, a importância do CVT de Maranguape, um dos mais atuantes no Estado, graças aos colaboradores do Centec e o apoio da Prefeitura. “Vamos avançar cada vez mais nessas parcerias. Com o exemplo da Hope, outras empresas vão procurar o CVT e a Prefeitura para capacitar novos trabalhadores e dar oportunidades. Portanto, essa parceria é vitoriosa em todos os sentidos”, comemora Inácio.

Também presente à solenidade, o presidente do Centec, Silas Alencar, o prefeito de Maranguape, João Paulo Xerez, a coordenadora do CVT Maranguape, Juliana Campos e do diretor-geral do campus do IFCE na cidade, Robson Siqueira. O auditório lotou de pessoas interessadas em participar dos cursos, pois as inscrições iniciaram no mesmo dia.

Aula inaugural

O lançamento do Programa “Qualifica Maranguape” aconteceu em conjunto com a aula inaugural do curso de costureiro, com 240 horas aula, em colaboração com a empresa de lingerie Hope. Já estão matriculados 42 alunos e a perspectiva é que a maioria dos participantes seja absorvida pela empresa. Uma nova parceria já está sendo articulada com a Mallory, para promoção de cursos nas áreas de alimentos e beleza.

“Por meio desta parceria, vamos ofertar em Maranguape cursos para mais de mil pessoas. Estamos muito felizes em ver que a procura é grande, que a população quer se qualificar. Essa articulação mostra que o Centec está cada vez mais forte na sua missão de promover a capacitação profissional e a empregabilidade do povo cearense”, disse Silas Alencar.

O prefeito João Paulo Xerez ressaltou a importância de incentivar o empreendedorismo. “Queremos também promover qualificação para quem quer ser dono do seu próprio negócio, não apenas para serem absorvidos pelas empresas. Este programa foi construído com muito carinho e aproveitem essa oportunidade para aprender e crescer”, disse Xerez.