Programa Cientista Chefe

28 de fevereiro de 2019 - 13:48 # #

Cerca de 100 profissionais atuando na busca de soluções para a área da segurança pública.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, recebeu nesta quarta-feira (27/01), na sede da Secitece, o professor José Macêdo, que coordena o programa Cientista Chefe na área da segurança pública. São cerca de 100 profissionais envolvidos no projeto, destes, 58 são cientistas.

“Essa é uma demonstração de que podemos encontrar soluções para a segurança pública e outros setores do Estado, com suporte de cientistas e pesquisadores das nossas próprias universidades”, ressaltou o secretário. Ele explicou ainda que o programa responde a problemas objetivos do setor público, mantêm os pesquisadores no Ceará, abre mercado para novos produtos e trabalho, além de ser um campo fértil para pequenas empresas inovadoras, conhecidas como startup.

Sobre o programa

O programa Cientista Chefe, criado na atual gestão da Funcap, tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, melhorar a vida da população.

Cada equipe é coordenada por um cientista chefe, definido de acordo com critérios como produção científica, formação e ligação com núcleos de pesquisa de alto nível (segundo a classificação realizada pela Capes para especificar os cursos de excelência em todo o país) de instituições cearenses.