Geopark Araripe e URCA realizam 1º Curso Universidade de Verão

28 de fevereiro de 2019 - 12:09

A Universidade Regional do Cariri (Urca) e o Geopark Araripe, vinculados à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, realizaram de 24 a 28 de fevereiro o 1º Curso Universidade de Verão da Urca. Nesta primeira edição, o tema foi “Inovação, Aproveitamento de Recursos Minerais da Chapada do Araripe, Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentável e Estilos de Vida Saudáveis”.

O secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho, compareceu ao evento que contou ainda com a presença do coordenador da Rede Global de Geoparques da Unesco, Nickolaos Zouros, da representante da Unesco no Brasil, Denise Gorfinkel e do coordenador da Rede Latinoamericana e Caribenha de Geoparques (GeoLAC), Charles Canet.

Em paralelo, foi realizada ainda a 1ª Reunião da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe, que reúne representantes de geoparques e pesquisadores do Brasil, México e Uruguai e o 1º Seminário “Cordel: Patrimônio Cultural e Imaterial da Unesco”, voltado para apreciação dos estudos sobre cordel.

Associado ao Curso Internacional de Verão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal, o evento teve como objetivo proporcionar aos participantes uma prática inovadora para a gestão dos territórios e a implementação de iniciativas que envolvam as comunidades locais. “Esta foi uma excelente oportunidade para aumentar a consciência da nossa sociedade sobre o valor e os princípios do Programa de Geoparques da Unesco”, garante o superintendente do Geopark Araripe, Francisco do Ó Lima Junior.

A programação contou com diversas atividades como seminários, workshops, paineis, oficinas e incursões em campo.