Livro e documentário pelos 50 anos da UVA são apresentados à comunidade

15 de fevereiro de 2019 - 15:41

O secretário Inácio Arruda representou o governador Camilo Santana na solenidade

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizou no último dia 13 de fevereiro o lançamento do livro e do vídeo-documentário comemorativos pelos 50 Anos da UVA. O evento aconteceu no Teatro São João, com a presença do reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, do prefeito Ivo Gomes, do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, e da vice-reitora Izabelle Mont’Alverne.

Representando o governador Camilo Santana, o secretário Inácio Arruda destacou a importância regional da UVA. “A ação transformadora da UVA tem sido de fundamental importância para o desenvolvimento econômico e social de toda a região, o que deve aumentar, ainda mais, nos próximos anos”, disse.

Para o reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, o livro tem grande importância por “retratar excertos de uma história que é, também, parte da história de Sobral, do Ceará, do Brasil e, sobretudo, da história de vida dos milhares de alunos, que se graduaram pela UVA, dos professores e funcionários que se dedicaram e dos que a ela ainda se dedicam”.

O livro do Jubileu de Ouro da UVA representa “um registro, escrito por múltiplos autores, protagonistas desta trajetória exitosa, de uma história marcada por atos heroicos de seus fundadores, liderados por Mons. Sadoc de Araújo e tantos outros que ajudaram a construir esta Universidade”, disse a professora Giovana Mont’Alverne.

Professor colaborador nos primeiros anos do Curso de Direito, em 1998, o prefeito Ivo Gomes ressaltou que “a UVA é fruto do inconformismo e da persistência dos seus idealizadores, que a criaram pequena e hoje é o maior patrimônio dos sobralenses”.

O evento, aberto à comunidade, teve a participação de professores, estudantes, representantes da Administração Superior, ex-professores, e egressos da Instituição.

Sobre as obras

Intitulado Cinquentenário da Universidade Estadual Vale do Acaraú, o livro reúne informações sobre a gênese da UVA, desde a criação dos primeiros cursos e a encampação da Faculdade de Filosofia Dom José, pertencente à Diocese de Sobral, em seus primeiros anos, como Autarquia Municipal.

A obra, com coordenação editorial da Professora Emérita da UVA, do Curso de História, Giovana Saboya Mont’Alverne, contém textos de diversos colaboradores e mensagens do governador e vice-governadora do Ceará, Camilo Santana e Izolda Cela; do prefeito Ivo Gomes, e de Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo de Sobral. O livro também apresenta a estrutura da Universidade em seus quatro campi localizados em Sobral e reúne, ainda, um rico acervo iconográfico.

O documentário conta os primeiros anos da Universidade, narrados pelo seu fundador, Monsenhor Sadoc, e depoimentos de professores e ex-professores. O vídeo destaca, ainda, a evolução da Universidade e sua importância para Sobral e Região Norte, em depoimentos do prefeito de Sobral e do reitor da UVA.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UVA