Teoria da Relatividade: inaugurações e eventos marcam comemorações do centenário

4 de fevereiro de 2019 - 15:24

Reunião Regional da SBPC em Sobral, inauguração da estátua de Albert Einstein e reforma do Museu do Eclipse integram a programação

A comprovação da Teoria da Relatividade (1919-2019) na cidade de Sobral, no Ceará, chega ao seu centenário este ano e a Secitece, que desde 2017 desenvolve atividades preparatórias para a celebração deste fato revolucionário para a ciência moderna, integra o conjunto de instituições que promoverão os eventos comemorativos.

O primeiro deles é a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que acontecerá em Sobral, dos dias 27 a 30 de março. A realização é da SBPC, juntamente com Governo do Ceará/Secitece e prefeitura municipal. As atividades ocorrerão no Centro de Convenções de Sobral e estarão dedicadas ao centenário.

O tema da Reunião Regional da SBPC em Sobral é “Educação básica de qualidade: currículo, carreira e gestão escolar” e segundo o presidente da entidade, Ildeu de Castro, o município foi escolhido por ser o que reúne os melhores indicadores de ensino básico no País, com um avanço significativo nos últimos 20 anos. “A ideia é comemorar também o centenário do Eclipse, com um dia dedicado à Astronomia para mostrar a importância de envolver as escolas e mobilizar os jovens nos temas da pesquisa científica”, comentou.

Para a secretária regional da SBPC-CE, Claudia Linhares, a realização desse evento tema da educação é de extrema relevância no momento em que começa uma nova gestão presidencial no País e também tem início a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em vários estados.

Já no dia 29 de maio, data em que o fenômeno foi observado cem anos atrás, serão realizadas celebrações simultâneas em Sobral, Ilha do Príncipe, Portugal e Inglaterra. No último mês de janeiro, o prefeito Ivo Gomes se reuniu com o secretário da Secitece, Inácio Arruda, e com membros da comissão organizadora dos eventos de comemoração do centenário do Eclipse de Sobral. Além da SBPC, este evento vem sendo articulado junto ao MCTIC e CNPq.

A agenda de eventos em comemoração ao Centenário do Eclipse segue até novembro próximo, com uma série de iniciativas nacionais e internacionais, envolvendo Prefeitura de Sobral, Governo do Ceará e universidades da região.

A inauguração de uma estátua em tamanho real de Albert Einstein, de um Monumento da Observação e a reforma do Museu do Eclipse, abrigando exposições permanentes e itinerantes, estão entre os eventos programados em Sobral.

Com informações da SBPC