Pesquisa sobre pele de tilápia: Inácio Arruda visita o NPDM

25 de janeiro de 2019 - 16:32 #


O titular da Secitece foi recebido pelos professores Odorico Moraes, Edmar Maciel e Leonardo Bezerra, que estão à frente do estudo

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, visitou nesta sexta-feira (25/1) o NPDM – Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará, localizado em Fortaleza. O titular da Secitece foi recebido pelos professores Odorico Moraes, Edmar Maciel e Leonardo Bezerra, que estão à frente da pesquisa sobre o uso da pele de tilápia para reconstrução da pele humana.

O Ceará é referência nas pesquisas sobre a utilidade clínica da pele da tilápia em queimaduras. O tecido já é usado no Ceará desde 2015 no tratamento de queimados e os estudos têm permitido sua utilização, inclusive, em cirurgias para reconstrução vaginal.

Há diversas semelhanças entre a pele do peixe e a pele humana, como a resistência e a alta qualidade de colágeno, o que tem ampliado os estudos sobre as possibilidades de uso deste tecido na medicina.