Reunião regional da SBPC será realizada em Sobral reunindo cientistas de todo o Brasil

23 de janeiro de 2019 - 11:15 # #

O evento faz parte das comemorações dos 100 anos de comprovação da Teoria da Relatividade

Sobral sediará a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no período de 27 a 30 de março. O evento faz parte das comemorações do centenário da comprovação da Teoria da Relatividade Geral, formulada pelo físico alemão Albert Einstein. A comprovação aconteceu na cidade de Sobral, através da observação feita por uma equipe de astrônomos, durante o mais famoso eclipse solar da história.

A decisão de trazer a reunião da SBPC para Sobral foi decidida na tarde desta terça-feira (22/01), durante reunião entre o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e membros da comissão organizadora dos eventos.

Durante a reunião da SBPC, cientistas de todo o Brasil estarão em Sobral, discutindo temas como a “Educação básica de qualidade: currículo, carreira e gestão escolar”.

O Governo do Ceará, através da Secitece, integra oficialmente a comissão organizadora das comemorações do Centenário do Eclipse de Sobral, que acontecerá em maio de 2019. A equipe é composta por cientistas de todo o Brasil, além de representantes da Secitece, da Prefeitura de Sobral, da UVA e da UFC. Varias atividades serão promovidas durante este ano, incluindo eventos locais, nacionais e internacionais que vão comemorar a data e incentivar a melhoria da educação em física e astronomia.

As comemorações dos 100 anos da Teoria da Relativa começaram em maio de 2018, durante o Ano Municipal das Ciências, com palestras, exposições e aulas sobre astronomia.

Além da SBPC, o evento vem sendo articulando junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)