UVA poderá contar com núcleo de Energia

14 de janeiro de 2019 - 12:11 # #

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) poderá contar com uma unidade de pesquisa voltada para energia. Com foco inicial na energia solar, o novo núcleo terá como missão principal disseminar as vantagens de utilização das energias renováveis e a formação de mão de obra especializada para atuar no setor.

A ideia é instalar um Laboratório de Experimentação Solimétrica na universidade, capaz de mapear e certificar a incidência de energia solar na região Norte do Estado. Além disso, o projeto prevê a instalação de uma microusina de energia solar que irá atender a demanda de energia elétrica na universidade.

O assunto foi pauta de reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 14/01, entre o secretário Inácio Arruda, a secretária de Ouvidoria, Controladoria e Gestão da Prefeitura de Sobral, Silvia Kataoka; o professor Roberto Sérgio (UVA), Ricardo Costa (Secitece) e o consultor Fernando Maia.

Agora, a Secitece juntamente com a UVA estudam meios de financiar o projeto, que deverá incluir aquisição de equipamentos para laboratórios e capacitação de pesquisadores.