Centec inaugura laboratório de beneficiamento de alimentos no CVT Maranguape

5 de dezembro de 2018 - 13:48

O Instituto Centec inaugura na próxima quarta-feira (05), o novo laboratório de beneficiamento de alimentos do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Maranguape. O evento acontecerá às 9h30, na unidade do Centec que localiza-se à Praça Capistrano de Abreu, 313, Centro. Foram investidos no novo laboratório, um total de 100 mil reais, sendo 32 mil em reformas e 67 mil em equipamentos, com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Governo do Estado (Secitece). O primeiro curso, de pães caseiros, iniciou na segunda –feira (03), com 20 alunos e carga horária total de 40 horas. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30.

Além de cursos de panificação, o laboratório também tem capacidade para ofertar capacitação em beneficiamento de alimentos com ênfase em frutas, hortaliças, carnes, leite e derivados. Segundo a coordenadora do CVT, Juliana Campos, em 2019 serão ofertadas oficinas de salgados, bolos, confeitaria e panificação em parceria com o Grupo M. Dias Branco; e cursos de processamento de produtos da agricultura familiar para beneficiários do Cadastro Único, com o apoio da Prefeitura de Maranguape.

Novos laboratórios

Este é apenas um dos oito novos laboratórios inaugurados pelo Centec em 2018 nas áreas de Design de Moda (Horizonte e Ipu), Manutenção e Instalação de aparelhos de climatização (Fortaleza), Panificação e Confeitaria (Quixeré), Manutenção de computadores (Limoeiro do Norte), Costura Industrial (Santa Quitéria), Corte e Costura (Canindé), além de três laboratórios itinerantes de mecânica de motos para oferecer cursos em diferentes regiões do Estado.

O diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Hermínio Lima, ressalta que outros laboratórios serão inaugurados em breve: os equipamentos estão em fase de aquisição e os CVTs estão sendo adaptados para oferecer os novos cursos. “O novo laboratório pode auxiliar no desenvolvimento de ações integradas para a capacitação tecnológica de produtores rurais e urbanos no beneficiamento de frutas – doces, polpas, sucos, geleias -, do beneficiamento de leite e seus derivados, contribuindo para o desenvolvimento de cadeias produtivas da região, bem como de outras áreas produtoras de frutas, hortaliças e leite do Ceará”, disse o diretor.

O quê: Inauguração do laboratório de alimentos do CVT Maranguape

Quando: Dia 5 de dezembro (quarta-feira) às 9h30