Feira do Conhecimento 2018 encerra após quatro dias de programação

30 de novembro de 2018 - 12:27 # #

Maior evento de popularização da ciência do Norte/ Nordeste atraiu 15 mil visitantes entre os dias 21 e 24 de novembro

A segunda edição da “Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios”, terminou no último domingo (24), após quatro dias de uma intensa programação que trouxe 15 mil visitantes para o Centro de Eventos do Ceará. Com o sucesso da segunda edição, a feira se consolidou ainda mais no posto de maior evento de popularização da ciência do Norte/ Nordeste, e um dos maiores do Brasil.

Trazendo o tema “Ciência Para a Redução das Desigualdades”, a feira contou com mais de 200 expositores apresentando soluções tecnológicas para áreas fundamentais como saúde, energias renováveis e inclusão social, 35 oficinas e 60 palestras sobre diversas temáticas, e competições de robótica, exposições, divulgação de pesquisas, dentre outras atividades, totalizando 260 horas de programação gratuita.

Caravanas

Mais de três mil estudantes de 29 escolas públicas, projetos sociais, e outras instituições de ensino, foram levados à feira através dos ônibus de caravanas que saíram de Fortaleza e cidades do interior, como Aquiraz, São Gonçalo do Amarante e Amontada.

Homenagem

O grande homenageado da feira foi o professor Ciswal Santos, ex-aluno da Fatec Cariri e ex-catador de latinhas, que conquistou uma vaga na universidade norte-americana de Harvard com um projeto sustentável para casas do semiárido nordestino. Das mãos da secretária da Secitece, Nágyla Drumond, Ciswal recebeu a homenagem e em seguida proferiu um forte discurso conclamando o governo a dar mais atenção para a população de baixa renda e seu potencial criativo, sendo aplaudido de pé pelo público e por autoridades das áreas da ciência e tecnologia.

Robótica e Games

A Robótica marcou presença no evento por meio de palestras, oficinas e competições que mobilizaram o público. A Batalha de Drones trouxe aos visitantes a possibilidade de pilotar os drones e usá-los em uma disputa para ver quem seguia um trajeto marcado no menor tempo possível. Já o Torneio de Robótica consistiu em corridas e desafios de robôs, divididas em três modalidades: Seguidor de Linha, Seguidor de Linha com Obstáculos e Estoura Bola.

A arena Games, um dos espaços mais agitados da Feira, trouxe ao público a oportunidade de jogar em consoles de diferentes épocas, experimentar um óculos de realidade virtual, disputar competições no famoso jogo de dança “Just Dance”, e premiou o trabalho de desenvolvedores de jogos digitais em competições como o Gamejam e o Festival de Jogos.

Inovação e Negócios

Mais de quarenta Start-ups estiveram presentes na feira apresentando os seus modelos de negócios ao público e a empresários de diversas áreas. O networking e a possibilidade de fechar negócios foi um dos grandes atrativos que levou empreendedores de todo o Ceará a participar do evento. No palco da inovação, se destacaram ainda os programas Salão do Inventor Cearense e Ceará Faz Ciência, que trouxeram invenções e soluções tecnológicas de estudantes e pesquisadores de todo o estado.

Palestras

A Feira do Conhecimento 2018 contou com uma diversificada programação de palestras, apresentando grandes nomes do universo dos games, do mundo dos negócios, e da ciência e tecnologia. Palestrantes como Vitor Magnani, empresário do Ifood, Daniel Brito, professor e astrofísico cearense, o Youtuber e gamer Velberan, e a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Flávia Calé, contaram um pouco da sua vivência aos visitantes e discutiram temáticas atuais, como o papel da diversidade na propulsão de novos negócios, tecnologias assistivas, o estudo dos exoplanetas como alternativa para o futuro da humanidade, e o incêndio no Museu Nacional e seus impactos na área de pós-graduação.