Universidade do Trabalho Digital participa da Feira do Conhecimento 2018

27 de novembro de 2018 - 15:04

Estande da UTD apresentou um sistema automatizado de login para acesso a empresas e prédios

A Universidade do Trabalho Digital, um programa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e que oferece cursos gratuitos de formação profissional na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, esteve presente na Feira do Conhecimento 2018, realizada de 21 a 24 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará.

A UTD foi representada pelos alunos do curso de “PHP orientada a objeto”, João Pedro, Thales da Silva, Marcelino Matheus, Jose Vitor Pantoja, com o auxílio de Gabriel Luan, que apresentaram um dos projetos desenvolvidos na universidade: um sistema automatizado de login para empresas e prédios, que visa primeiramente substituir os formatos tradicionais de ponto eletrônico para funcionários.

O sistema permite que o funcionário, ao chegar na empresa e entrar no alcance do wi-fi, utilize um aplicativo para abrir a porta e registrar o seu ponto. A medida permite que a empresa controle a entrada e saída dos funcionários em tempo real e de maneira precisa, por meio dos dados registrados no sistema. Além disso, caso o funcionário venha a ser demitido, basta que seu registro seja excluído do sistema para ele deixar de ter acesso ao aplicativo e as dependências do antigo trabalho.

Uma outra função do sistema é a de automatizar setores. Uma escola, por exemplo, pode limitar a entrada de um laboratório a alunos específicos, que possuiriam a senha do aplicativo e conseguiriam abrir a porta pré-programada. Dessa forma, a escola controlaria o acesso ao laboratório e registraria os dados das pessoas que passaram por ele em algum determinado horário.

Sobre a UTD

A Universidade do Trabalho Digital – UTD desenvolve as suas atividades em parceria com Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Com cursos que vão desde uma formação básica até níveis mais avançados, a UTD proporciona formação gratuita na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), como forma de melhorar a qualificação profissional em áreas estratégicas, promovendo o desenvolvimento sustentável do Estado e facilitando a inserção no mercado de trabalho.