FdC: premiação das equipes das competições tecnológicas e seminários

25 de novembro de 2018 - 19:15

As equipes vencedoras das competições de tecnologia e os trabalhos escolhidos nos seminários da Feira do Conhecimento 2018 receberam as suas premiações na solenidade de encerramento do evento, na noite deste sábado (24). As honrarias foram de medalhas e certificados a patentes dos projetos selecionados.

Torneio de Robótica

O Torneio de Robótica, atividade realizada pelo IFCE e pela Universidade do Trabalho Digital (UTD), foi uma das atrações da feira que mais movimentaram o público. O torneio foi dividido em três modalidades: Estoura Bola, vencida pela equipe Coscarreli, formada por alunos da escola Farias Brito; Seguidor de Linha, vencida pela equipe Volt Deixar pra Trás, também de alunos da Escola Farias Brito; e Seguidor de Linha com Obstáculos, onde se consagrou vencedora a equipe Clear, de alunos do IFCE de Pecém.

Festival de Jogos

O Festival de Jogos, realizado pela União Cearense de Gamers (UCEG), avaliou o trabalho de jogos desenvolvidos no Ceará em 2018. Ao fim do evento, uma comissão julgadora analisou os trabalhos e escolheu os vencedores nas seguintes categorias: Melhor jogo analógico: Histeria Coletiva. Melhor jogo comercial: Projeto Eta. Melhor jogo na categoria estudante: Yablue e Nakared. Melhor jogo cearense de 2018: Projeto Eta. Já na categoria popular, o escolhido foi o jogo Yablue e Nakared.

Hackathon

O Hackathon do Conhecimento foi realizado nos dias 23 e 24, quando as equipes participaram de uma maratona visando desenvolver soluções tecnológicas para o tema: “Redução das Desigualdades Sociais”. Os projetos vencedores da maratona de programação foram o Projeto Filtrágua, em primeiro lugar, o projeto Robótica Sustentável, em segundo, e o projeto Cryptumlab, na terceira colocação.

Seminário dos Polos da UAB

O segundo Seminário de Integração dos Polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) reuniu tutores, professores, estudantes e gestores de 36 unidades da instituição que atua na formação superior a distância, e dentre os trabalhos apresentados, foram selecionados: “Aulas Práticas de Laboratório em um Curso de Ciências Biológicas a Distância: Desafios e Possibilidades”, de Antônia Catarine Gomes Vieira. “I Semana da Biologia. Uma Análise a Partir da Ótica de Licenciandos do Polo UAB de Beberibe-CE”, de Luís Cassimiro Neto. E “Wiki Como Atividade no Curso de Modalidade EAD: um relato de experiência de graduandos em ciências biológicas”, de Alicia da Costa Pereira.