Segundo dia da FdC destaca robótica, astronomia, sustentabilidade e visibilidade feminina

24 de novembro de 2018 - 13:30

Robótica, sustentabilidade e visibilidade feminina foram os temas destaque na Arena Tecnologia durante o segundo dia da Feira do Conhecimento 2018. Pela manhã, os visitantes da feira puderam participar da oficina “Resíduos Tecnológicos Sustentáveis”, onde aprenderam a transformar resíduos eletrônicos sem utilidade, como peças quebradas de computadores, em itens domésticos e até mesmo em robôs, resultando em uma ação social e sustentável.

A oficina foi ministrada pelo técnico em informática Sérgio Lima. Sob sua orientação, os participantes abriram um HD usado de um computador, e utilizaram suas peças para construir um porta guardanapo. Sérgio mostrou ainda os diversos itens que podem ser construídos a partir de resíduos eletrônicos, como um massageador de rolamentos de HD, um helicóptero feito com um “pau de selfie”, e robôs, que ligados a sensores, podem se locomover e atender a comandos de voz.

“Alguns resíduos eletrônicos são feitos com materiais muito resistentes, então, ao invés de jogá-los fora quando perdem a utilidade principal, podemos reutilizá-los para construir novos itens, e inclusive ganhar dinheiro vendendo esses itens”, explicou Sérgio.

O olhar diferenciado sobre a reutilização de objetos também foi o tema da oficina “Robótica Sustentável”, ministrada pelo professor André Cardoso, da escola pública Dom Helder Câmara. Nela, os participantes aprenderam sobre práticas de sustentabilidade com material reciclável, e como aplicar essas ideias no campo da robótica. Usando papelão, tampas de garrafa pet, palito de churrasco, canudos, e um pequeno motor de 9 volts, os participantes construíram um carrinho que anda sozinho. Segundo André, “o objetivo da oficina foi demonstrar que é possível automatizar e desenvolver pequenos robôs aplicando um nível básico de robótica em objetos que as pessoas costumam jogar fora”.

Encerrando o dia, a palestra “Mulheres na Tecnologia e nos Jogos” visou destacar o protagonismo feminino nos campos do conhecimento e do desenvolvimento de games. Apresentada por Ana Paula Lourenço e Sandy Maciel, a palestra foi divida em duas etapas. A primeira delas contou a trajetória de mulheres que contribuíram para o avanço da ciência e tecnologia, como a polonesa Marie Curie, física e matemática que foi pioneira no trabalho com radioatividade, sendo laureada com dois prêmios Nobel.

A segunda etapa da palestra destacou as grandes personalidades femininas no mundo dos games, como Carol Shaw, a primeira programadora de jogos eletrônicos da história, responsável por games do console Atari. Segundo Ana Paula, “lembrar do trabalho dessas mulheres é de grande importância, pois a história tem a tendência de esquecer as mães da tecnologia, e corrigir esse erro é nossa responsabilidade”.

Preparação para o centenário da comprovação da Teoria da Relatividade

Pioneiro no ensino e na divulgação da astronomia no Ceará, o professor Demerval Carneiro voltou a atrair os olhares dos apaixonados pelo conhecimento da astrofísica dentro da programação da segunda Feira do Conhecimento.

O Mais Famoso Eclipse da História dos Eclipses foi o tema escolhido para a palestra. Demerval explanou sobre o histórico acontecimento que comprovou a Teoria Geral da Relatividade, do alemão Albert Einstein, acontecido em 29 de maio de 1919, em Sobral. EO professor mostrou a série de fatos e acasos que fizeram a importância da cidade da região Norte do Ceará para a história da ciência mundial.

Diretor do Planetário Rubens Azevedo (Centro Dragão do Mar), Demerval é também o idealizador do complexo de Astronomia de Sobral, composto pelo Museu do Eclipse, Observatório Henrique Morize e o Planetário de Sobral. “Hoje a cidade é um polo divulgador de conhecimento científico”, apontou o professor que a meta é transformar Sobral num polo de produção e pesquisa na área da astrofísica. Atualmente a cidade celebra o Ano da Ciência de Sobral, que consiste de uma série de eventos para comemorar o centenário do Eclipse, em maio de 2019.