FdC: painel discute o futuro da Ciência no Brasil com a PEC do teto de gastos

24 de novembro de 2018 - 11:49

A proposta congela gastos em áreas estratégicas por 20 anos

Enquanto cientistas, amantes da tecnologia, estudantes se dividiam para ver o resultado de centenas de pesquisas, protótipos e outros frutos do investimento em ciência e tecnologia, a Feira do Conhecimento abriu espaço para discutir justamente o futuro desses investimentos.

O painel Perspectivas para a Ciência no Brasil, realizado no Palco do Conhecimento, trouxe a problemática criada no País a partir da proposta de emenda constitucional (PEC 241 ou 55), do Governo Temer, que congelou os gastos com educação, saúde, ciência, tecnologia, entre outras áreas, por 20 anos, como forma de sair da crise.

Inácio Arruda, ex-titular da Secitece, e a profa. Cláudia Linhares Sales, secretária regional da SPBC, discutiram o tema, com mediação da profa. Paula Lens, diretora da Funcap. Participaram da mesa o neurocientista Alexandre Marques e Iane Nobre, coordenadora de gestão pedagógica da Seduc, representando o secretário Rogers Mendes.

Cláudia Linhares fez toda uma explanação a partir de esquema usado em palestra recente do físico Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC, através dos quais apontou os desafios enfrentados na área de Ciência, Tecnologia e Inovação para os próximos anos.

Através de gráficos e tabelas, Cláudia mostrou a relação dos governos e os investimentos na área, e foi veemente contra a PEC do Teto de Gastos. Em contraponto, uma pesquisa aponta que o brasileiro é a favor de ampliar o investimento.

“É uma dicotomia muito difícil de explicar: o brasileiro é a favor de mais investimento em CT&I mas, ao mesmo tempo, elege um presidente que é a favor da redução do orçamento para a área”, questiona.

Inácio Arruda defendeu a manutenção de 2% do orçamento da União para a Ciência e Tecnologia, e apontou o atual governador do Ceará, Camilo Santana, como exemplo a ser seguido por outros estados do Nordeste, que brigou pela manutenção deste patamar de investimento nas discussões do orçamento do Estado para 2019, e está investindo no projeto de médio e longo prazo Ceará 2050.

O ex-deputado e senador ainda usou ainda exemplos de outros países que, ao longo da história, enfrentaram crises investindo em ciência, tecnologia. Citou inclusive o exemplo recente da crise norte-americana de 2008, quando o presidente Barack Obama ampliou os investimentos na área com clara visão que é a ciência, a pesquisa nas mais diversas áreas, que ajudará o mundo a sair da crise.

Desta maneira, Inácio criticou abertamente esta visão que, em momento de crise, a primeira área a cortar gastos é educação, pesquisa, tecnologia etc. “Seremos resistência a este tipo de visão”, declarou.

Homenagem

Convidado para o painel Perspectivas para a Ciência no Brasil, Inácio Arruda ganhou homenagem surpresa da Feira do Conhecimento e das entidades envolvidas com ciência, tecnologia, inovação e educação superior.

A atual secretária da Secitece, Nágyla Drumond, convocou representantes do Sentec, Funcap e demais entidades para entrega de troféu a Inácio Arruda pela sua luta a favor dos investimentos, seja como parlamentar na Câmara Federal e no Senado, seja como titular da Secitece, entre 2015 e 2018.