FdC: destaque da edição passada integra comissão de jurados do Salão do Inventor Cearense

24 de novembro de 2018 - 11:48

Inventor Helyson Lucas já coleciona dezenas de premiações, tendo apenas 22 anos de idade

Com cerca de 60 premiações no currículo e apenas 22 anos, Helyson Lucas foi um dos destaques do Salão do Inventor Cearense ano passado. Pelo seu reconhecimento nacional e internacional, este ano ele foi convidado integrar a comissão julgadora da edição 2018 do Salão na segunda edição da Feira do Conhecimento.

O Salão do Inventor Cearense pode ser conferido pelo público visitante da Feira nesta sexta e sábado (23 e 24), no bloco D do Centro de Eventos do Ceará, das 9h às 20h. Ao todo 20 trabalhos foram selecionados para concorrer às premiações.

Formando de Química da UECE campus de Limoeiro do Norte e já formado como Técnico em Meio Ambiente pelo IFCE-Limoeiro, Helyson Lucas conta que sua paixão pelo mundo das invenções começou ainda na infância, como aluno da EEF Dep. Joaquim Figueiredo Correia, no município de Iracema (Vale do Jaguaribe).

“A Escola incentivava bastante a participar de eventos científicos e eu passei a acompanhar tudo que podia pela televisão”, revela. Seu trabalho de destaque ano passado ganhou a mídia nacional com um desenvolvimento de um antiviral natural contra as gripes, a partir da extração de vitamina C da acerola, caju e goiaba, em associação com o óleo extraído da semente da romã.

Atualmente, Helyson está trabalhando em pesquisa sobre a relação do uso de agrotóxicos e a maior incidência de doenças neurológicas (Alzheimer, Parkinson e depressão de longo prazo) na população a zona rural da Chapada do Apodi, usando técnicas de bioinformática.

Helyson integra a comissão julgadora do Salão do Inventor Cearense 2018, ao lado de Francisco Carvalho, secretário adjunto da Secitece; Ricardo Mendes e Cleiton Cardoso, representantes do Nutec e do Senai, respectivamente.