FdC: projetos sustentáveis desenvolvidos por estudantes são destaque do Ceará Faz Ciência

23 de novembro de 2018 - 15:37

Os trabalhos abordaram o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”

Vinte projetos científicos selecionados para o concurso Ceará Faz Ciência estiveram expostos para visitação nos dois primeiros dias da Feira do Conhecimento. Os trabalhos, de autoria de estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas, abordaram o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”.

Nestes dois primeiros dias da segunda edição da Feira do Conhecimento, o estande do projeto Ceará Faz Ciência mostrou aos visitantes 20 projetos experimentais desenvolvidos por alunos de escolas do ensino fundamental 2 (cinco trabalhos) e médio (os outros 15), sempre ligados a desenvolvimento de produtos sustentáveis e em áreas de relevância social como saúde, Energias Renováveis, Educação, Inclusão e Diversidade.

Depois de avaliados por uma comissão julgadora, no final da tarde desta quinta-feira (22), foram anunciados os projetos premiados em solenidade acontecida na Arena Ciência. Receberam troféus as duas escolas mais participativas do projeto: a EEF Abdon Dantas de Almeida (Cascavel) e a Escola Estadual do Ensino Profissional Leonel de Moura Brizola (de Fortaleza, bairro Jardim Fortaleza).

A expectativa ficou em torno da premiação de medalhas dos três primeiros lugares para as Escolas de Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Segue a lista dos premiados:

Ensino Fundamental 2:

1º lugar: Madeira Ecológica feita com Resíduos (EEF Dep. José Correia Pinto, Cascavel-CE);

2º lugar: Embaeco: Desenvolvimento de Embalagens Bioplástica Sustentável (EEF Fransquinho Camilo, Cascavel-CE);

3º lugar: Larvicida Biodegradável (EEFM Maria Margarida de Castro Almeida, Fortaleza-CE, bairro Conj. Esperança).

Vencedores Ensino Médio:

1º lugar: Desenvolvimento de Extrato Alcoólico a partir do Pinhão-Roxo no controle ao Aedes aegypt (EEMTI Marconi Coelho Reis, Cascavel-CE);

2º lugar: Reflexologia Experimental de Cenchrus echinatus e Jatropha gossypiifolia sobre o desenvolvimento de culturas-alvo da agricultura familiar (EEM Ronaldo Caminha Barbosa, Cascavel-CE);

3º lugar: Biocar – Produção de Biocombustível usando a Carnaúba como matéria prima (EEM Júlia Alenquer Fontenele, Pindoretama-CE).

Ao final todos os projetos selecionados receberam certificado de participação no projeto Ceará Faz Ciência.