Homenagem a Ciswal Santos e espetáculo Ciência em Show marcam abertura da FdC

22 de novembro de 2018 - 15:57


A solenidade aconteceu no Palco do Conhecimento, instalado no Centro de Eventos do Ceará, na quarta-feira (21)

A noite de abertura da segunda edição da Feira do Conhecimento foi marcada pela celebração da importância da Ciência e Tecnologia como ferramenta de inclusão social no Estado. A solenidade aconteceu no Palco do Conhecimento, instalado no Centro de Eventos do Ceará, na quarta-feira (21).

O discurso do idealizador da Feira, o ex-titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, abriu a noite enaltecendo a importância de dar visibilidade à produção científica, unindo iniciativas de educação, empresas do setor privado e governamentais.

A atual secretária, Nágyla Drumond, ressaltou o alto investimento do Governo Camilo Santana em políticas de inclusão por meio da Ciência e Tecnologia. Ela lembrou que a Feira é parte das comemorações da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. “O Ceará continua a dizer ‘não’ à desigualdade social e sim à liberdade de cátedra, sim às universidades públicas e privadas que investem em pesquisa para melhorar a vida do povo”, ressaltou Nágyla.

Lançamentos

Durante a solenidade de abertura, aconteceram também os lançamentos de dois projetos importantes: o Iracema Digital e o novo edital do Programa de Inovação Tecnológica (Inovafit), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), que vai destinar R$ 3 milhões para o apoio de projetos inovadores em áreas estratégicas para o Estado.

Homenagem

Aplaudido de pé pela plateia, o professor Ciswal Santos recebeu homenagem especial da Feira do Conhecimento das mãos da secretária Nágyla Drumond, que convocou os principais agentes da área da Ciência, Tecnologia e Educação Superior para entregá-lo uma comenda.

Ex-aluno da Fatec Cariri e ex-catador de latinhas, Ciswal acaba de conquistar uma vaga na concorrida universidade norte americana de Harvard, com um projeto sustentável para casas do semiárido nordestino. Sua inspiração vem de uma tecnologia desenvolvida pela Nasa e em uso na sonda que explora o planeta Marte.

Ciswal emocionou os presentes ao conclamar o governo a dar mais atenção para a população de baixa renda e seu potencial criativo. Ele inclusive deu exemplo de uma turma de Brejo Santo que desenvolveu um tipo de alarme a partir de sucatas de celulares, mesmo sem ter tido acesso a qualquer curso de computação.

“Ouvindo nosso Hino Nacional, há o verso que diz ‘verás que um filho teu não foge à luta’. Existem aqueles que fogem à luta, mas também existem muitos que não tem uma oportunidade para lutar!”, aponta. Para ele, só assim, dando oportunidades, será possível aumentar o número de inventores dentro das comunidades, das favelas e dos sertões.

Ciência em Show

A noite foi encerrada com o espetáculo Ciência em Show, equipe formada pelos professores e físicos Wilson Namen, Gerson Julião e Daniel Ângelo e da pedagoga Ana Ralston, que ensina e comunica a Ciência de forma descomplicada e descontraída. O grupo realiza trabalhos na tv, na internet e esteve na Feira do Conhecimento interagindo com os visitantes e mostrando que aprender Ciência pode ser super divertido.

 

[+] sobre a Feira – De 21 a 24 de novembro, das 9h às 20h, a Feira do Conhecimento conta com atrações gratuitas em diversas áreas da Ciência e Tecnologia. Robótica, jogos digitais, batalha de drones, casa inteligente, inovações científicas, mostra de tecnologias assistivas, sessões no Planetário Móvel e rodadas de negócios são algumas atividades desta segunda edição. São mais de 200 expositores, 35 oficinas e 60 palestras sobre diversas temáticas, de acordo com o público e área de interesse, totalizando 260 horas de programação gratuita.

Serviço:
Feira do Conhecimento
De 21 a 24 de novembro
Local: Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Leste
Programação completa e inscrições: www.feiradoconhecimento.com.br
Entrada franca
Realização: Governo do Ceará/Secitece e Instituto Centec