Arena Tecnologia traz games, drones e segurança pública no primeiro dia da FdC
22 de novembro de 2018 - 14:04
Jogos e oficinas movimentaram o evento. Programação da Arena Tecnologia segue até o último dia
Durante o primeiro dia da Feira do Conhecimento, a Arena Tecnologia apresentou uma programação de oficinas e stands destacando as áreas de games, drones e segurança. No Lounge Games, um dos principais espaços da feira, os visitantes puderam jogar em consoles de videogames de várias gerações, testar um óculos de realidade virtual de alta tecnologia, e competir no popular jogo de dança “Just Dance”.
Ainda dentro dessa temática, teve o início o Game Jam, uma maratona de programação onde as equipes de participantes devem criar jogos digitais com foco na redução de desigualdades sociais. Segundo Arison Heltami, um dos organizadores do evento, “os desenvolvedores terão 48 horas para criar os jogos, e ao final da maratona, os melhores projetos dentro do tema proposto serão premiados”. O Game Jam é produzido pela Associação Cearense de Desenvolvedores de Jogos, com apoio da União Cearense de Gamers.
Drones
Os interessados na pilotagem de drones, modalidade que tem conquistado cada vez mais espaço no Brasil e no mundo, participaram de uma oficina promovida pela empresa Drone de Garagem, onde tiveram contato com diversos modelos de drones profissionais, de tamanhos pequeno e médio, e aprenderam a pilotá-los. Pedro Magalhães, estudante, já tinha interesse na modalidade, e veio a Feira do Conhecimento motivado pelo desejo de manusear um drone pela primeira vez. “Eu nunca havia pilotado antes, e achei muito interessante. A dificuldade depende do modelo. Alguns são mais simples de se mexer, outros são mais complicados” ressaltou Pedro.
A experiência também chamou a atenção de Pedro Barreira, de apenas nove anos, que se apaixonou pela modalidade. “Eu nunca tinha visto um drone, mas gostei bastante e quero aprender a usar e talvez comprar um”, disse o garoto. A Drone de Garagem promoverá ainda uma corrida de drones, que será realizada no sábado (24). A corrida é gratuita e as inscrições podem ser feitas antecipadamente no stand da empresa.
Segurança
A Segurança Pública também foi destaque na Arena Tecnologia com a palestra do titular da Superintendência de Estrategia e Pesquisa em Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp), Régis Façanha, que debateu o uso da tecnologia e de modelos matemáticos e estatísticos nos programas de combate a violência. “A ciência reúne dados estatísticos como procedimentos e análises comportamentais dos criminosos, perfil das vítimas, e o computador realiza o processamento desses dados para desenhar os padrões dos criminosos. Dessa forma, reunimos as ferramentas tecnológicas e o conhecimento científico para combater a violência no estado”, ressaltou o palestrante.