Secretária Nágyla Drumond participa da abertura da Conferência BIWARDE

20 de novembro de 2018 - 13:58 # #

 

Evento, que celebra parceria tecnológica entre Brasil e Israel, ocorreu nesta segunda (19), na reitoria da UFC

A Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), Nágyla Drumond, participou, na noite desta segunda-feira (19), da cerimônia de abertura da Conferência BIWARDE 2018 – “Conferência Brasil – Israel de Pesquisa e Desenvolvimento em água e Agricultura”, que ocorreu na Reitoria da Universidade Federal do Ceará. O evento segue até o dia 22 de novembro, dentro da programação da Feira do Conhecimento 2018, no Centro de Eventos do Ceará.

A conferência estabelece a cooperação científica em rede entre Brasil e Israel para buscar soluções sustentáveis para áreas desérticas e secas. O Nordeste brasileiro compartilha condições ambientais semelhantes com o sul de Israel (Negev), e existe grande potencial para parcerias nos âmbitos científicos, agrícola e industrial entre os dois países. Ao todo, uma comissão formada por 13 pesquisadores de Israel está em Fortaleza para participar do evento.

A Secitece é uma das parceiras da UFC na realização da conferência. Durante a solenidade de abertura, Nágyla Drumond destacou a importância do evento para a difusão da ciência e o fortalecimento dos laços do Ceará com o resto do mundo. “O Ceará e Israel só ganham com essa parceria em um momento tão desafiador. A luta que nos une aqui é a da soberania dos povos, é a da ciência e educação para libertação dos povos, para que nós possamos ter uma Universidade cada vez mais plural, diversa, autônoma e voltada para o povo brasileiro e para os povos do mundo inteiro”, afirmou a secretaria.

Também estiveram presentes na cerimônia o reitor da UFC, Henry Campos, o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, além de autoridades acadêmicas e governamentais. As inscrições para os interessados em assistir a conferência serão gratuitas e feitas no local.

Serviço

Conferência BIWARDE
Local: Centro de Eventos do Ceará, dentro da programação da Feira do Conhecimento 2018
Dias: 20 à 22 de novembro
Mais informações: 85 4011 1572