Invenções cearenses são destaque na Feira do Conhecimento 2018

8 de novembro de 2018 - 16:30 # #

Invenções cearenses são destaque na Feira do Conhecimento 2018
Salão do Inventor Cearense vai reunir inovações fruto de pesquisas realizadas no estado

A conhecida inventividade do povo cearense será destaque dentro da programação da Feira do Conhecimento 2018. O Salão do Inventor Cearense, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de novembro, das 9h às 20h, no Centro de Eventos do Ceará, é uma exposição aberta ao público que vai divulgar trabalhos de inventores do Estado que buscam inovar e resolver necessidades e carências da população.

Vinte projetos desenvolvidos por inventores de diferentes municípios do Ceará, com formação acadêmica ou não, foram selecionados para estar na Feira. Os trabalhos escolhidos abrangem diferentes temáticas, indo da saúde à acessibilidade, e se destacaram pela capacidade que possuem de melhorar a realidade socioeconômica do povo cearense.

Um dos projetos selecionados para a exposição, o “Eucalyptus Viminalis”, de autoria do inventor Antônio Rony, de Campos Sales, consiste em utilizar o óleo da folha da árvore Eucalyptus, que possui ricas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, para criar um tratamento alternativo e fitoterápico para a cura de lesões na pele. De baixo custo, o projeto visa atender a classe econômica menos favorecida, criando um tratamento barato e acessível para quem não pode comprar medicamentos.

Outro projeto que estará exposto no salão será o “Smart Glasses”, um óculos inteligente para pessoas com deficiência visual que utiliza sensores integrados para identificar obstáculos na trajetória do usuário. De autoria dos estudantes Gabriel Uchoa, Carlos Alberto e Marcelo Martins, do campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará, o óculos detecta os obstáculos acima da linha de cintura e com alcance de 1m², alertando o usuário e evitando que ocorra uma colisão.

Ao final do último dia de exposição, as invenções serão avaliadas por uma banca de jurados da Vilage Marcas e Patentes, que prestará consultoria ao invento considerado mais promissor.

Confira os projetos selecionados clicando aqui.

Serviço:
Feira do Conhecimento 2018 | Salão do Inventor Cearense

Data: de 23 a 24 de novembro
Local: Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Leste
Programação completa e inscrições: www.feiradoconhecimento.com.br
Entrada franca
Realização: Governo do Ceará/Secitece e Centec

Informações: (85) 3101-6466 / 6469